00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951056442406718pt_BR
dc.contributor.referee1Mazzini Júnior, Edu Grieco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685296424528108pt_BR
dc.contributor.referee2Lôbo, Mariana Lima Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764539432207360pt_BR
dc.creatorSantos, Sandro Alisson Neris dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6667864617443473pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T19:11:43Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-12-14T19:11:43Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Sandro Alisson Neris dos. Foguete de leitura: desenvolvimento de uma biblioteca móvel para o contexto hospitalar. 2022. 161 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10035-
dc.description.abstractDue to the absence of physical libraries in hospitals, many of them make use of products called “mobile libraries” so that patients, especially those who cannot leave their beds, can have access to books. This action collaborates with the 2013 National Humanization Policy and with the playful practices of bibliotherapy and clown therapy, which use books and reading as a therapeutic resource. Within this scenario, this product typology sometimes appears with design problems related mainly to symbolic issues. In this context, design emerges at a strategic level, acting as an intermediary between user, products and environments, and at an interdisciplinary level exploring its links with the areas of health and ergonomics. Thus, in view of the exposed problem and considering the importance of studies dealing with the creation of products and their languages, this research aims to develop a mobile library to assist the playful experience of hospital clowns with a focus on mitigating the process of children's hospitalization. For this, field research was carried out in 5 health units in Maceió-AL, together with the members of the hospital clowns of the Sorriso de Plantão Group. The design practice for the development of the mobile Library was structured based on a hybrid methodology, with methods, techniques and tools. The prototype was validated by the users and the results show the final product developed called a reading rocket, and the main conclusions are about the multidisciplinary character about design and ergonomics in promoting health and well-being to hospitalized children through the product that was used. developed in this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecas móveis hospitalarespt_BR
dc.subjectPráticas lúdicaspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectHospital mobile librarypt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectPlayful experiencespt_BR
dc.subjectProduct ergonomicspt_BR
dc.subjectProduct methodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS E APLICADA::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleFoguete de leitura: desenvolvimento de uma biblioteca móvel para o contexto hospitalarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDevido a ausência de bibliotecas físicas nos hospitais, muitos deles fazem uso de produtos denominados “bibliotecas móveis” para que os pacientes, principalmente aqueles que não podem sair dos seus leitos, possam ter acesso aos livros. Essa ação colabora com a Política Nacional de Humanização de 2013 e com as práticas lúdicas da biblioterapia e da palhaçoterapia, que utilizam os livros e a leitura como um recurso terapêutico. Dentro desse cenário, essa tipologia de produto aparece, por vezes, com problemáticas projetuais relacionadas, principalmente, às questões simbólicas. Nesse contexto, surge o design em um nível estratégico, agindo como intermediador entre usuário, produtos e ambientes, e em um nível interdisciplinar explorando suas ligações com as áreas da saúde e da ergonomia. Desse modo, face à problemática exposta e considerando a importância de estudos que versam sobre a criação de produtos e suas linguagens, esta pesquisa tem como objetivo, desenvolver uma biblioteca móvel para auxiliar a experiência lúdica dos palhaços de hospital com foco na atenuação do processo de internação hospitalar infantil. Para isso, foram feitas pesquisas de campo em 5 unidades de saúde, em Maceió-AL, juntamente com os integrantes dos palhaços de hospitais do Grupo Sorriso de Plantão. A prática projetual para o desenvolvimento da Biblioteca móvel foi estruturada a partir de uma metodologia híbrida, com métodos, técnicas e ferramentas. O protótipo foi validado pelos usuários e os resultados apresentam o produto final desenvolvido denominado de foguete de leitura, e as principais conclusões discorrem sobre o caráter multidisciplinar acerca do design e da ergonomia em promover saúde e bem estar às crianças hospitalizadas por meio do produto que foi desenvolvido nesta pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Foguete de leitura: desenvolvimento de uma biblioteca móvel para o contexto hospitalar.pdf17.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.