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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Araújo, Hugo Valença de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3658480891112150 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, João Alberto de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9633883057513359 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Frede de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8611799985963528 | pt_BR |
dc.creator | Melo, Jonathas Verissimo de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5741602155474603 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T21:31:50Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13 | - |
dc.date.available | 2022-12-13T21:31:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Jonathas Verissimo de. Simulação de um sistema de refrigeração por compressão de vapor usando fluidos sintéticos de baixo impacto Ambiental. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10033 | - |
dc.description.abstract | The harmfull effects of refrigerants to man and the environment has been proved to be the driving cause for the search for new compounds capable of satisfying the demands of refrigeration. R1234yf and R1234ze(E) are hydrofluorolefins (HFOs) that constitute the fourth generation of refrigerants, with no ozone depletion potential (ODP) and low global warming potential (GWP). They were compared to R134a, which has high GWP, by means of simulations using the software Engineering Equation Solver in a vapor-compression refrigeration system. In the evaluation of system, parameters such as cooling capacity, coeficient of performance (COP), compressor power and flow rates were considered. utomotive refrigeration parameters were used because it is a sector that already employs the new generation of refrigerants in several products. Using R134a as a reference, for the same volumetric flow, R1234yf presented a reduction of 4.25% in the power required for the compressor and 5.8% in the cooling load, while R1234ze(E) showed decreases of 24.33% and 24.06% in the power required for the compressor and cooling load, respectively. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Engenharia Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Refrigeração - Compressão | pt_BR |
dc.subject | Hidrofluorolefinas | pt_BR |
dc.subject | Compressão de Vapor | pt_BR |
dc.subject | Software EES - Engineering Equation Solver | pt_BR |
dc.subject | Refrigeration | pt_BR |
dc.subject | Hydrofluorolefines | pt_BR |
dc.subject | Vapor-Compression | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Simulação de um sistema de refrigeração por compressão de vapor usando fluidos sintéticos de baixo impacto Ambiental | pt_BR |
dc.title.alternative | Simulation of a vapor-compression refrigeration system using synthetic fluids with low environmental impact | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Os efeitos nocivos dos fluidos refrigerantes ao homem e meio ambiente tem sido a causa motora para a busca de novos compostos capazes de suprir as demandas da refrigeração. R1234yf e R1234ze(E) são hidrofluorolefinas (HFOs) que constituem a quarta geração de refrigerantes, sem potencial de depleção do ozônio (ODP) e baixo potencial de aquecimento global (GWP). No presente trabalho, elas foram comparadas em relação ao R134a, que possui elevado GWP, por meio de simulações utilizando o software EES (Engineering Equation Solver) em um sistema de refrigeração por compressão de vapor. Na avaliação desse sistema, os seguintes parâmetros foram considerados: capacidade de refrigeração, coeficiente de performance (COP), potência do compressor e vazão de refrigerante. Parâmetros típicos da refrigeração automotiva foram adotados por se tratar de um setor que já emprega a nova geração de refrigerantes em diversos produtos. Utilizando o R134a como referência, para uma mesma vazão volumétrica, o R1234yf apresentou uma redução de 4,25% na potência necessária ao compressor e 5,8% na carga de refrigeração, enquanto o R1234ze(E) mostrou uma diminuição de 24,33% e 24,06% na potência necessária ao compressor e carga de refrigeração, respectivamente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA QUÍMICA - CTEC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Simulação de um sistema de refrigeração por compressão de vapor usando.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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