00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
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dc.contributor.advisor1Silva Filho, Marcos Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8812185124107415pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, Thiago André Moura de-
dc.contributor.referee2Monegalha, Fernando-
dc.creatorSantos, Jonathan Napoleão dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6915255599075402pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T20:27:41Z-
dc.date.available2022-12-13-
dc.date.available2022-12-13T20:27:41Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Jonathan Napoleão dos. O diálogo entre poesia e pensamento: a linguagem como clareira do ser em Heidegger e René Char. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10032-
dc.description.abstractThe present work is divided in two main parts: 1) to understand the poetry openness and its location in arts from the thought of Martin Heidegger 2) to establish a relationship between poetry and thoughts the conversation between Heidegger and René Char. Heidegger says that the way of being of the artwork is responsible for putting the truth of the being because, in it, the way of historical references and the fate donated to a historical people is open for its to emerge. Poetry (Dichtung), by manifesting in language (Sprache), allows the opening of the being in an inaugural way, considering that it is in language that the appropriate event (Ereignis) appears as testimony; in other artistic manifestations, the opening of being led to language. Heidegger thinks of the truth from the Greek word Alétheia, the unveiling of the being, that is, the clearing (Lichtung) that unveils be in time. If through language the clearing of being appears, we will use a poemřs Char to demonstrate how this event is produced. The dialogue between Char and Heidegger is justified by the notion of openness as a constitutive element of the understanding that allows the radiance of the being's clearing. This clear surge of need to overcome the age of calculability that marks our history. From these points in common we extract the possibility of conversation between the authors, as it will allow the entry into the dichten-dinken relationship thought by Heidegger. While Char beckons to the unknown that a poetic language opens up, contradicting the time of calculation and the experience that we are submerged; Heidegger, by questioning the being's dwelling place, allows it to manifest itself as thought, dragging thought towards overcoming the calculability of existence.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeidegger Martinpt_BR
dc.subjectAlétheiapt_BR
dc.subjectRené Charpt_BR
dc.subjectPoesia e pensamento (Filosofia)pt_BR
dc.subjectLinguagem (Filosofia)pt_BR
dc.subjectClearingpt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectTruthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleO diálogo entre poesia e pensamento: a linguagem como clareira do ser em Heidegger e René Charpt_BR
dc.title.alternativeThe dialogue between poetry and thought: the clearing of being in Heidegger and René Charpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho está dividido em duas partes principais: 1) compreender a essência da poesia e sua localidade no todo das artes a partir do pensamento de Martin Heidegger 2) estabelecer a conversação entre poesia e pensamento através do diálogo entre Heidegger e René Char. Heidegger diz que o modo de ser da obra de arte é responsável por pôr a verdade do ser, pois através dela a via das referências históricas de um povo é aberta. A poesia (Dichtung), por se manifestar na linguagem (Sprache), permite a abertura do ser de maneira inaugural, tendo em vista que é na linguagem que o acontecimento apropriador (Ereignis) surge como testemunho; já nas outras manifestações artísticas a abertura deve ser conduzida à linguagem. Heidegger pensa a verdade a partir da palavra grega Alétheia, a saber, o desencobrimento do ente, isto é, a clareira (Lichtung) que desencobre o ser no tempo. Se através da linguagem a clareira do ser surge, utilizaremos a poesia de René Char para demonstrar como é produzido esse acontecimento. O diálogo entre Char e Heidegger justifica-se a partir da noção de abertura como elemento constitutivo da compreensão que permite a irradiação da clareira do ser. Essa clareira surge apontando a necessidade de superar a era da calculabilidade que marca nossa época histórica. Desses pontos em comum extraímos a possibilidade de conversação entre os autores, pois ela permitirá a entrada na relação dichten-dinken pensada por Heidegger. Enquanto Char acena para o desconhecido que a linguagem poética abre, contrariando a época do cálculo e do experimentável que estamos submersos; Heidegger, ao questionar a morada do ser, permite que o ser manifeste-se como pensamento, arrastando o pensamento para a superação da calculabilidade da existência.pt_BR
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