00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849por
dc.contributor.referee1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939por
dc.contributor.referee2Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282por
dc.contributor.referee3Ferneda, Edilson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531761427648020por
dc.creatorMedeiros, Fábio Nicácio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5980040290834659por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:28Z-
dc.date.available2007-05-15-
dc.date.available2015-08-25T18:46:28Z-
dc.date.issued2006-12-11-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Fábio Nicácio de. FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/853-
dc.description.abstractDistance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet is a midia sufficiently used for Distance Education. This work has as objective the design and implementation of a framework, FA_PorT,for Portfolio-Tutoring systems coupled a Intelligent Tutoring Systems (STI) and using agents and present two applications Portfolio-Tutoring, created from the framework The FA_PorT mainly aiming the design of a model computer-based interactive learning environment for Portfolio-Tutoring systems. Each system Portfolio-Tutoring will be able to be used in the context of environment for EAD in the web. The framework proposed, aims to reuse of internal architecture (or skeleton) of a portfolio-tutoring system based on ITS and Agents, doing with that development time of a new portfolio-tutoring system will be reduced.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectFramework (Software architecture)eng
dc.subjectEletronic portfolioeng
dc.subjectIntelligent tutorial systemseng
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectFramework (Arquitetura de software)por
dc.subjectPortfólio eletrônicopor
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespor
dc.subjectAgentes dos serviços de inteligênciapor
dc.subjectIntelligence agentseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.titleFA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentespor
dc.title.alternativeFA_PorT: a framework for portfolio-tutoring systems basead in agentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Educação a Distância (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indiví­duos, independentemente do local onde moram ou tempo disponí­vel, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet é uma mí­dia bastante utilizada na EAD. O objetivo deste trabalho é projetar e implementar um framework, FA_PorT, para sistemas Portfólio-Tutor acoplado a um sistema Tutor Inteligente (STI) utilizando Agentes e apresentar duas aplicações Portfólio-Tutor, criadas a partir do framework. O FA_PorT visa propor um modelo de ambiente interativo de ensino e aprendizagem baseado numa arquitetura para sistemas Portfólio-Tutor. Cada sistema Portfólio-Tutor construí­do a partir do framework pode ser utilizado no contexto de ambientes de EAD na web. O framework proposto objetiva o reaproveitamento da estrutura interna (núcleo comum) de um sistema Portfólio-Tutor baseado em STI e Agentes, fazendo com que o tempo de desenvolvimento de um novo sistema Portfólio-Tutor seja reduzidopor
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes.pdf8.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.