00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: A-TVDBR: um modelo de atividades de aprendizagem no contexto de educação a distância para a tv digital brasileira
Título(s) alternativo(s): A-TVDBR: A Learning Activity Model for Brazilian Digital TV
Autor(es): Alves Júnior, Mozart de Melo
Primeiro Orientador: Hernández-Domínguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
Resumo: Em 2003, a partir do decreto nº 4.901, foi instituí­da a TV Digital brasileira, cujas caracterí­sticas preponderantes são de proporcionar a interatividade e o desenvolvimento de novas tecnologias oferecendo entretenimento à  população, promovendo a educação, a cultura, e a inclusão social, diante desta nova realidade, precisam-se viabilizar meios de utilização desta tecnologia para diminuição das barreiras sociais principalmente no que tange a educação. Neste contexto, poucos modelos de atividades de aprendizagem para TV digital brasileira têm sido propostos na literatura, o presente trabalho apresenta um modelo de atividades de aprendizagem para TV Digital brasileira (A-TVDBR) que possibilita de forma ativa e principalmente interativa o aprendizado e a formação através da TV Digital. O modelo proposto foi especificado baseado em componentes de software e implementado para GINGA-NCL, utilizando-se da linguagem declarativa Nested Context Language. O modelo implementado foi usado numa aplicação de TV Digital que teve como público alvo, alunos portadores de deficiência fí­sica que possuem limitação motora da associação dos deficientes fí­sicos do estado de Alagoas (ADEFAL)
Abstract: In 2003, since issued the decree number 4.901, the Brazilian Digital Television was established. Its main features are to provide interactivity and new technologies development, offering the population entertainment and education, promoting culture and social inclusion. Therefore, there is an immediate need for the creation of ways of making this new technology available for the whole population, despite economical status. And if this is to become true, it is extremely important that the Brazilians stop thinking on Digital TV only as an improvement of image and sound quality, but as an interactive tool for education and learning for all. Ignoring this new circumstances would be neglectful to the society, due to the loss of uncountable educational opportunities. A very small number of suggestions on Brazilian Digital TV learning activities models are being proposed recently. For that reason, this work presents a learning activity model for Brazilian Digital TV (A-TVDBR), which relies on an interactive ways of tutoring through Digital TV, aiming disabled students with locomotion difficulties. The model was specified and implemented for GINGA-NCL, using Nested Context Language declarative language
Palavras-chave: Digital TV
Virtual Learning Environment
TV Digital
Ambiente Virtual de Aprendizagem
GINGA
NCL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Modelagem Computacional de Conhecimento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: ALVES JÚNIOR, Mozart de Melo. A-TVDBR: A-TVDBR: um modelo de atividades de aprendizagem no contexto de educação a distância para a tv digital brasileira. 2010. 158 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/838
Data do documento: 30-set-2010
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