00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282por
dc.contributor.referee1Lopes, Roberta Vilhena Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000283790939630por
dc.contributor.referee2Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.creatorCunha, Marcelo Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2163635205612509por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:24Z-
dc.date.available2011-05-02-
dc.date.available2015-08-25T18:46:24Z-
dc.date.issued2010-03-26-
dc.identifier.citationCUNHA, Marcelo Machado. Um modelo de explicação baseado em casos para jogos colaborativos. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/835-
dc.description.abstractWith the advent of the technology, the electronic games with educational objectives had become a valuable resource to be used for educators in the teaching and learning process, being an excellent tool for the creation, practice and development of knowledge, facilitating the pleasant, interesting and challenging process of learning. With the artificial intelligence, specifically, the technique of case-based reasoning, is possible to index information that could be used to reach the objectives of the learning, specially, when working collaboratively, since Vygotsky says that the student acquires knowledge through internalizing the learning. This work presents architecture for development of electronic games with educational proposal, based on the process of explanation of contents, using the technique of case-based reasoning, and that promotes the collaboration between players. To validate the architecture proposal, an electronic game named Sea Life was developed, that aims teaching children the marine life-beings using collaborative and entertainment tools, images, videos, sounds and conceptual maps. Its development uses Flash technology, thus not demanding a sophisticated structure for its implementation, making possible to be used in different spaces of learning, becoming it an interesting tool of support the explanation of contents in the educational environment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentModelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGameseng
dc.subjectEducational Technologyeng
dc.subjectInteractive learning environmenteng
dc.subjectJogos eletrônicospor
dc.subjectTecnologia Educacionalpor
dc.subjectAmbiente Interativo de Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUm modelo de explicação baseado em casos para jogos colaborativospor
dc.title.alternativeA model of case-based explanation for collaborative games.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom o advento da tecnologia, os jogos eletrônicos com fins educacionais se tornaram mais uma opção de recurso a serem utilizados pelos educadores no processo de ensino, sendo um excelente recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de aprendizagem e ainda sendo prazerosos, interessantes e desafiantes. Com o surgimento da inteligência artificial, especificamente, a técnica de raciocí­nio baseado em casos é possí­vel recuperar informações que poderão ser utilizadas para atingir os objetivos da aprendizagem, principalmente se forem trabalhadas de forma colaborativa, já que conforme os pensamentos Vygotskyano o indiví­duo adquire conhecimento através da internalização durante a aprendizagem. Este trabalho propõe apresentar uma arquitetura para desenvolvimento de jogos eletrõnicos com fins educacionais que desenvolva o processo de explicação de conteúdos, utilizando a técnica de raciocí­nio baseado em casos, e que vise a colaboração entre os jogadores. Com o intuito de validar a arquitetura proposta foi desenvolvido um jogo eletrônico intitulado de Vida Marinha, que visa ensinar crianças conhecimentos referente aos seres marinhos de forma divertida e colaborativa, utilizando-se de recursos como imagens, ví­deos, sons e mapas conceituais presentes no jogo. O seu desenvolvimento foi utilizando a tecnologia Flash, não exigindo assim uma estrutura sofisticada para sua implantação, possibilitando ser utilizado em diferentes espaços de aprendizagem, tornando-o uma ferramenta interessante de apoio à explicação de conteúdos no meio educacional.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de explicação baseado em casos para jogos colaborativos.pdf3.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.