00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paraguaçu, Fábio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282por
dc.contributor.referee1Hernández-Domí­nguez, Arturo-
dc.contributor.referee1LattesHERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A.por
dc.contributor.referee2Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.referee2LattesCOSTA, Cleide Jane de Sá Araújopor
dc.contributor.referee3Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee3LattesMOITA, Filomena Maria Gonçaalves da Silva Cordeiropor
dc.creatorMedeiros, Romero Araújo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4115349080755219por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:23Z-
dc.date.available2011-04-26-
dc.date.available2015-08-25T18:46:23Z-
dc.date.issued2009-07-31-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Romero Araújo de. Raciocí­nio cientí­fico por meio dos jogos educacionais colaborativos. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/828-
dc.description.abstractGames on net are in prominence due to the high level of interaction between pairs, situation that promotes a high number of youth spending hours in front of the computer. What guides this paper is to use this motivation for scientific learning, also focusing the education socio-constructivist view (VYGOTSKY, 1996). This paper's goal is to develop a computational model for the Scientific Reasoning teaching through the use of collaborative games, using the Coloured Petri Net formalism. This project relevance is in the belief that the shaped educational game functions as a way of learning, through principles of Scientific Reasoning, with a playful focus. It was proposed a frame that defines since the conception of collaborative game, including the interface to be applied, to the game execution. Then it was made the game interaction process using the formalism based on Coloured Petri Net. In order to evaluate this study, it was developed a game archetype on net that was used with high-school students, what made possible evidence, through questionnaires, this model viability, which uses collaborative learning through Scientific Reasoningeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentModelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectScientific reasoningeng
dc.subjectCollaborative gameseng
dc.subjectSocio-interactionist learningeng
dc.subjectPetri Neteng
dc.subjectRaciocí­nio cientí­ficopor
dc.subjectJogos colaborativospor
dc.subjectAprendizagem sócio-interacionistapor
dc.subjectRede de Petripor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleRaciocí­nio cientí­fico por meio dos jogos educacionais colaborativospor
dc.title.alternativeScientific reasoning through educational collaborative games.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoJogos em rede estão em destaque graças ao alto ní­vel de interação entre pares, situação promotora do alto í­ndice de jovens que passam horas em frente ao computador. O que norteia este trabalho é usar esta motivação para aprendizagem de forma cientí­fica, contemplando também a visão sócio-construcionista (VYGOTSKY, 1996) de educação. Esta estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo computacional para o ensino do raciocí­nio cientí­fico por meio da utilização de jogos colaborativos, utilizando o formalismo Rede de Petri Colorida. A relevãncia do projeto reside na crença de que o jogo educacional modelado funcione como um meio de aprendizagem, pelos princí­pios do Raciocí­nio Cientí­fico, com uma abordagem lúdica. Foi proposta uma arquitetura que define desde a concepção do jogo colaborativo, passando pela interface a ser aplicada, chegando à  execução do jogo. Foi então modelado o processo de interação do jogo utilizando o formalismo baseado em Rede de Petri Colorida. Para analisar esse estudo, desenvolveu-se um protótipo de jogo em rede que foi aplicado a uma turma de alunos do segundo ano do Ensino médio, quando se constatou, através de questionários, a viabilidade deste modelo, que utiliza aprendizagem colaborativa usando Raciocí­nio Cientí­ficopor
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_RomeroMedeiros_2009.pdf5.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.