Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/825
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ambiente interativo de aprendizagem para o apoio ao estudante no diagnóstico de paciente de acidente vascular cerebral |
Título(s) alternativo(s): | Interactive Learning Environment to help students to diagnosis of stroke. |
Autor(es): | Mangueira, Elba Maria Quirino de Almeida |
Primeiro Orientador: | Paraguaçu, Fábio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Hernández Domínguez, Arturo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferneda, Edilson |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar um Ambiente Interativo de Aprendizagem utilizando o Computador de apoio ao diagnóstico e auxílio no tratamento de pacientes que apresentam disfunções neurológicas. A pesquisa propõe uma arquitetura que facilite as atividades dos estudantes da área da saúde, na tomada de decisão, para o aconselhamento fisioterápico dos pacientes de acidente vascular cerebral. Utilizou-se a abordagem de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) que tem como idéia geral a utilização de experiências passadas para a solução de novos problemas. Este trabalho se concentrou nas fases de indexação, representação e recuperação dos casos, com a utilização de métricas de similaridade como a Contagem de Características e a Regra do Contraste de Tversky. Um protótipo foi construído para a validação dessas métricas, provando a eficiência na recuperação dos casos na base de casos |
Abstract: | This paper aims to provide an Interactive Learning Environment using the computer to support aid in the diagnosis and treatment of patients with neurological disorders. The study proposes an architecture which facilitates the activities of students in the health area, in decision making, for the advice of physiotherapy for stroke patients. It was used the approach of Case-Based Reasoning (CBR) that has, like general idea, the use of past experiences to the solution of new problems. This work focused on the stages of indexing, representation and retrieval of cases, with the use of metrics, similar characteristics as the Count Features and Tversky s Contrast Model. A prototype was built for the validation of these metrics, proving the efficiency in the recovery of the cases on the basis of cases |
Palavras-chave: | Interactive Learning Environment Case-Based Reasoning Cerabral Vascular Accident Medical Informatics Ambiente interativo de aprendizagem Raciocínio baseado em casos Acidente vascular cerebral Informática médica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Modelagem Computacional de Conhecimento |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento |
Citação: | MANGUEIRA, Elba Maria Quirino de Almeida. Ambiente interativo de aprendizagem para o apoio ao estudante no diagnóstico de paciente de acidente vascular cerebral . 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/825 |
Data do documento: | 21-ago-2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ElbaMariaQuirinodeAlmeidaMangueira_2008.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.