Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7816
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino |
Título(s) alternativo(s): | The promotion of the stateof flow in the development of gamification as teacling strategy |
Autor(es): | Rego, Fernando Rubem de Medeiros Lima Santos, Luciana Rosy Lopes |
Primeiro Orientador: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Maria da Conceição Valença da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sales Junior, Valdick Barbosa de |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo analisar o alcance do estado de flow a partir do desenvolvimento da estratégia de ensino gamificada em uma turma com 28 alunos cursando nível superior na disciplina de Planejamento, Currículo e Avaliação, ofertada para os cursos de graduação em Matemática e Química da Universidade Federal de Alagoas, além de avaliar qual a percepção dos docentes em relação ao uso dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia, qualitativa, ancorou-se na abordagem do Estudo de Caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e um questionário online. Os resultados confirmam que a gamificação promove o estado de flow através do engajamento, da motivação e imersão nas atividades, por conseguinte aumentando a capacidade em resolver problemas. Na analise dos dados verificou-se que a metodologia gamificada desenvolvida contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina e que essa estratégia não foi desenvolvida ou apresentada anteriormente por nenhum professor no contexto desta disciplina. |
Abstract: | The research presented here aimed to analyze the reach of the state of flow from the development of the gamified teaching strategy in a class with 28 students attending higher education in the discipline of Planning, Curriculum and Evaluation, offered for undergraduate courses in Mathematics and Chemistry at the Federal University of Alagoas, in addition to assessing the perception of teachers in relation to the use of this methodology in the process teaching and learning. The qualitative methodology was anchored in the approach of the Case, using observation instruments and an online questionnaire as data collection instruments. The results confirm that gamification promotes the state of flow through engagement, motivation and immersion in activities, thereby increasing the ability to solve problems. In the analysis of the data it was verified that the gamified methodology developed contributed to the learning of the subject's contents and that this strategy was not previously developed or presented by any teacher in the context of this discipline. |
Palavras-chave: | Estratégias Gamificadas Educação Metodologia Ativa Flow Estado de fluxo Gamificação Gamified Strategies Education Gamification Methodology Active Flow state |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | REGO, Fernando Rubem de Medeiros Lima, SANTOS, Luciana Rosy Lopes. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7816 |
Data do documento: | 24-abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.