Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7795
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alunos surdos na educação infantil: um olhar sobre o uso da metodologia bilíngue e pedagogia visual no processo de letramento |
Autor(es): | Albuquerque, Maria Rêgo Tenório de |
Primeiro Orientador: | Santos, Nágib José Mendes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Thiago Bruno de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elza Maria da |
Resumo: | A aquisição de uma língua natural de forma tardia resulta em atrasos no desenvolvimento cognitivo de um indivíduo. A criança surda, que muitas vezes nasce em uma família ouvinte que não utiliza a língua de sinais, acaba por ter acesso tardiamente a uma língua estruturada, que muitas vezes só vem a acontecer na sua chegada à escola. Sendo a Educação Infantil a primeira etapa do ensino básico brasileiro, se faz necessário que o professor atuante neste nível faça o uso não somente da Língua Brasileira de Sinais para se comunicar com o aluno surdo, mas também de metodologias que possibilitem o desenvolvimento cognitivo do aluno e construção da sua identidade. Neste trabalho serão apresentadas duas metodologias que garantem o respeito e valorização da cultura surda e a promoção do aluno surdo no mundo letrado considerando a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, sendo estas a Pedagogia Visual e o Ensino Bilíngue, utilizando como base teórica estudos desenvolvidos por Vygotsky (1989), Coelho (2010), Mendes (2015), Fuzeto (2015), entre outros. |
Abstract: | The late acquisition of a natural language results in delays on the cognitive development of an individual. The deaf child, who most of the times is born in a hearing family that doesn‟t use the sign language to communicate, ends up having late access to a structured language, which only happens when the child starts going to school. As the early childhood education is the first stage of the Brazilian primary education, it is necessary that the preschool teacher uses not only the Brazilian Sign Language to communicate with the deaf student, but also uses methodologies that enable the cognitive development of the student and construction of identity. In this paper it will be presented two methodologies that guarantee the respect and appreciation of the deaf culture and the promotion of the deaf student in the literate world considering the written Portuguese language as second language, which are the Visual Pedagogy and the Bilingual Education, considering studies developed by Vygotsky (1989), Coelho (2010), Mendes (2015), Fizeto (2015), among others. |
Palavras-chave: | Aquisição de linguagem Ensino bilíngue Pedagogia visual Cultura surda Surdez language acquisition Bilingual education Deafness Deaf culture Visual pedagogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | ALBUQUERQUE, Maria Rêgo Tenório de. Alunos surdos na educação infantil: um olhar sobre o uso da metodologia bilíngue e pedagogia visual no processo de letramento.2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7795 |
Data do documento: | 12-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alunos surdos na educação infantil - um olhar sobre o uso da metodologia bilíngue e pedagogia visual no processo de letramento.pdf | 644.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.