00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alunos surdos na educação infantil: um olhar sobre o uso da metodologia bilíngue e pedagogia visual no processo de letramento
Autor(es): Albuquerque, Maria Rêgo Tenório de
Primeiro Orientador: Santos, Nágib José Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Thiago Bruno de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elza Maria da
Resumo: A aquisição de uma língua natural de forma tardia resulta em atrasos no desenvolvimento cognitivo de um indivíduo. A criança surda, que muitas vezes nasce em uma família ouvinte que não utiliza a língua de sinais, acaba por ter acesso tardiamente a uma língua estruturada, que muitas vezes só vem a acontecer na sua chegada à escola. Sendo a Educação Infantil a primeira etapa do ensino básico brasileiro, se faz necessário que o professor atuante neste nível faça o uso não somente da Língua Brasileira de Sinais para se comunicar com o aluno surdo, mas também de metodologias que possibilitem o desenvolvimento cognitivo do aluno e construção da sua identidade. Neste trabalho serão apresentadas duas metodologias que garantem o respeito e valorização da cultura surda e a promoção do aluno surdo no mundo letrado considerando a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, sendo estas a Pedagogia Visual e o Ensino Bilíngue, utilizando como base teórica estudos desenvolvidos por Vygotsky (1989), Coelho (2010), Mendes (2015), Fuzeto (2015), entre outros.
Abstract: The late acquisition of a natural language results in delays on the cognitive development of an individual. The deaf child, who most of the times is born in a hearing family that doesn‟t use the sign language to communicate, ends up having late access to a structured language, which only happens when the child starts going to school. As the early childhood education is the first stage of the Brazilian primary education, it is necessary that the preschool teacher uses not only the Brazilian Sign Language to communicate with the deaf student, but also uses methodologies that enable the cognitive development of the student and construction of identity. In this paper it will be presented two methodologies that guarantee the respect and appreciation of the deaf culture and the promotion of the deaf student in the literate world considering the written Portuguese language as second language, which are the Visual Pedagogy and the Bilingual Education, considering studies developed by Vygotsky (1989), Coelho (2010), Mendes (2015), Fizeto (2015), among others.
Palavras-chave: Aquisição de linguagem
Ensino bilíngue
Pedagogia visual
Cultura surda
Surdez
language acquisition
Bilingual education
Deafness
Deaf culture
Visual pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ALBUQUERQUE, Maria Rêgo Tenório de. Alunos surdos na educação infantil: um olhar sobre o uso da metodologia bilíngue e pedagogia visual no processo de letramento.2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7795
Data do documento: 12-fev-2020
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