00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Ricardo Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955679764505968pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Maria Aparecida Vieira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705733173478276pt_BR
dc.contributor.referee2Borba, Sara Ingrid-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761390738481571pt_BR
dc.creatorCosta, Cícero Vasconcelos-
dc.date.accessioned2021-04-16T20:00:33Z-
dc.date.available2021-04-16-
dc.date.available2021-04-16T20:00:33Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Cícero Vasconcelos. A música como recurso didático na construção do raciocínio geográfico nas aulas de geografia. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EaD) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7768-
dc.description.abstractThe present study deals with the valuation and use of music as a didactic resource in the construction of spatial thinking and geographic reasoning, bringing to the scope of the discussion elements from the teaching of geography in the current context. In view of this, music is incorporated into the teaching of geography and explored as an essential component, in which it plays a fundamental role in the construction of knowledge aimed at understanding reality. The central approach is inserted through the need for an innovative look at teaching-learning, thus, we highlight the importance of using music as a didactic resource in geography classes, focusing on spatial thinking and geographic reasoning. So, how can music positively impact geography classes? The general objective is to emphasize the importance of music as a didactic resource in the construction of geographic reasoning and its spatiality in Geography classes from the 6th to the 9th grade. However, so that we could understand how this tool is used, we rely on qualitative research, where observations were made, data collection and analysis of results, where we can conclude, that this instrument, even though it is a didactic resource with enormous potential for usability for the Geography teaching, is still very little used, due to a posture of conservative tendency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProfessor de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectDidactic resourcept_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectGeography teacherpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA música como recurso didático na construção do raciocínio geográfico nas aulas de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre a valorização e utilização da música como recurso didático na construção do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, trazendo para o escopo da discussão elementos oriundos do ensino da geografia no contexto atual. Diante desta, a música é incorporada ao ensino de geografia e explorada como componente essencial, na qual, tem papel fundamental na construção do conhecimento voltado para compreensão da realidade. A abordagem central está inserida mediante a necessidade de um olhar inovador sobre o ensino-aprendizagem, assim, evidenciamos a importância da utilização da música como recurso didático nas aulas de geografia, tendo o foco no pensamento espacial e no raciocínio geográfico. Assim sendo, como a música pode impactar positivamente as aulas de geografia? O objetivo geral é ressaltar a importância da música como recurso didático na construção do raciocínio geográfico e suas espacialidades nas aulas de Geografia do 6º ao 9º ano. Contudo, para que pudéssemos compreender como esta ferramenta é utilizada, nos baseamos na pesquisa qualitativa, onde foi feito observações, coleta de dados e análise dos resultados, onde podemos concluir, que este instrumento mesmo sendo um recurso didático de enorme potencial de usabilidade para o ensino de Geografia, ainda é muito pouco utilizado, em virtude de uma postura de tendência conservadora.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A música como recurso didático na construção do raciocínio geográfico nas aulas de geografia.pdf524.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.