Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7764
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sem moldura |
Título(s) alternativo(s): | Without frame |
Autor(es): | Santos, Rozebel Tenório dos |
Primeiro Orientador: | Gianini, Marcelo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nunes, Valéria de Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Anunciação, Washington Monteiro da |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal pesquisar o processo de criação e prática da performance Sem Moldura e seus desdobramentos pedagógicos e artísticos, com ênfase nas oficinas realizadas entre os anos 2017 e 2018 nas cidades de Maceió-AL, Icó-CE, São Paulo-SP e Canindé-CE. Desta forma, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, auto-etnográfica, na qual apresento minhas experiências dialogando com os autores, e me aproprio de alguns procedimentos técnicos utilizados em qualquer tipo de pesquisa. Por conseguinte, como aporte teórico utilizo, sobretudo, algumas obras de Augusto Boal, Renato Cohen, Viola Spolin, Valeska Zanello, Patrice Pavis, Friedrich Schiller, Ana Santiago, Libéria Neves e reportagens de alguns sites. No final, apresentarei as contribuições desta pesquisa na minha formação. |
Abstract: | This work of conclusion of course has as main objective to research the process of creation and practice of the Sem Moldura performance and its pedagogical and artistic theatrical developments, with emphasis on the workshops held between the years 2017 and 2018 in the cities of Maceió-AL, Icó-CE, São Paulo-SP and Canindé-CE. In this way, this is a research of a qualitative nature, autoethnographic, in which I present my experiences dialoguing with the authors, and I appropriate some technical procedures used in various types of research. Therefore, as a theoretical contribution, I mainly use some works by Augusto Boal and reports from some websites. In the end, I will present the contributions of this research in my training. |
Palavras-chave: | Processo de criação Performance Teatro do oprimido Creation process Theater of the oppressed |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Teatro |
Citação: | SANTOS, Rozebel Tenório dos. Sem moldura. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7764 |
Data do documento: | 6-jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sem moldura.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.