00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7757
Tipo: Dissertação
Título: Matemática financeira: uma proposta de abordagem para o ensino médio por meio de simulações de investimentos no tesouro direto
Título(s) alternativo(s): Financial Mathematics: a proposal for an approach to high school through simulations of investments in direct treasury
Autor(es): Gomes, Luiz Eduardo da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Hilário Alencar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Ronaldo Alves
Resumo: Neste trabalho abordamos o simulador de investimento do tesouro direto, o qual se encontra no site <https://www.tesourodireto.com.br/simulador/>, como recurso didático para apresentar alguns conceitos de Matemática Financeira, visando aproximar tais conceitos à vida cotidiana dos discentes. Tal abordagem atende as competências e habilidades da área de Matemática e suas tecnologias, inseridas na Base Nacional Comum Curricular, quando estabeleceu que “no Ensino Médio o foco é a construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada à realidade, em diferentes contextos”, ver [10, p.528]. Concluímos este trabalho com uma proposta de sequência didática, bem como uma possível resolução dessa proposta.
Abstract: In this paper we approach the direct treasure investment simulator, which is found on the site <https://www.tesourodireto.com.br/simulador/>, as a didactic resource to presente some concepts of Financial Mathematics, aiming to bring these concepts closer to the students’ daily life. Such an approach meets the competences and skills of the area of Mathematics and its technologies, inserted in the Common National Curricular Base, when it established that “in High School the focus is on the construction of an integrated view of Mathematics, applied to reality, in different contexts”, see [10, p.528]. We conclude this work with a didactic sequence proposal, as well as a possible resolution of that proposal.
Palavras-chave: Investimentos – Simulação
Tesouro direto
Recurso didático
Matemática financeira
Matemática (Ensino médio)
Sequências didáticas
Mathematics teaching
Financial math
Following teaching
Direct treasure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: GOMES, Luiz Eduardo da Silva. Matemática financeira: uma proposta de abordagem para o ensino médio por meio de simulações de investimentos no tesouro direto. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7757
Data do documento: 3-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.