00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7751
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: (Des)invisibilizando pesquisas na educação física na EJA : saberes e narrativas em construção
Título(s) alternativo(s): (Des)invisibilizing physical education researches in EJA: knowledge and narratives under construction
Autor(es): Pitanga, Laura Steffanny Leal
Primeiro Orientador: Oliveira, Nara Elisa Gonçalves Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Leonéa Vitoria
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Luisa Tenório dos
Resumo: Este estudo possui uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica com caráter exploratório (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009) e análise de conteúdo de GUERRA (2006) e teve a seguinte questão de investigação: como a produção acadêmica vem relacionando a Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos no período de 2004 a 2014? O estudo traz como objetivo geral: (des)invisibilizar e analisar a produção acadêmica que relaciona a Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos no período de 2004 a 2014 (10 anos). Recorreu-se a duas fontes de dados, uma sendo o repositório Google Acadêmico, e a outra sendo a entrevista semiestruturada realizada com uma professora da EF. Assim, duas categorias e duas subcategorias temáticas foram elaboradas à posteriori, sendo a primeira categoria: - Representações Sociais: olhares sobre a EF na EJA e sua subcategoria: - Sentidos construídos: o corpo na pesquisa da EJA e a segunda categoria: - Direito à EF na EJA: traçando caminhos e sua respectiva subcategoria: -Narrativas e saberes específicos construídos na EJA. Os resultados apontaram que os autores das publicações buscaram conhecer a representação social da EF na EJA e também retrataram o direito que os trabalhadores-estudantes têm de terem acesso aos conhecimentos da disciplina de EF inserida na EJA. Os resultados a partir das narrativas da professora de EF apontaram para a temática das representações sociais, assim como nas publicações científicas analisadas. Conclui-se que ao (des)invisibilizar os artigos analisados, percebeu-se o quanto ainda é baixa a produção acadêmica que relaciona a EF e a EJA, o que atenta para a necessidade de maiores estudos sobre esses campos, embora, os artigos apresentem com clareza os direitos que os trabalhadores estudantes têm de terem acesso a EF na EJA.
Abstract: This study has a qualitative, exploratory bibliographic approach (SILVEIRA; CORDOVA 2009) and content analysis by GUERRA (2006) following this research question: How has academic production been relating Physical Education and Youth and Adult Education from 2004 to 2014? The study aims to: make visible and analyze the academic production relating Physical Education and Youth and Adult Education from 2004 to 2014 (10 years) The survey of academic productions was performed in the database: Google Scholar and semi-structured interview conducted with a PE teacher.). Thereby, two thematic categories and two subcategories were raised a posteriori, respectively: - Social representations: views on PE in the EJA and the subcategory: Right to PE in the EJA: tracing paths and - Constructed feelings: the body in the research of the EJA and its corresponding subcategory: - Narratives and specific knowledge of the EJA. In this direction, there is an emphasis on student-worker understanding of the fields. We also noticed that the authors portrayed the right that student workers have to have access knowledge of the PE discipline inserted in the EJA, as the discipline has been tracing paths for its offer in the modality. The results from the narrative of the PE teacher pointed to the theme of social representations, as well as the scientific publications analyzed. It is concluded that by make visible the analyzed articles, noticed how low is the academic production related to PE and EJA, which highlights the need for further studies on these fields, although they clearly present the rights that student workers have to have access to PE in the EJA.
Palavras-chave: Educação física e treinamento
Educação de jovens e adultos
Representações sociais
Corpo (Educação física)
Physical education
Youth and adult education
Research path
Social representation
Body
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: PITANGA, Laura Steffanny Leal. (Des)invisibilizando pesquisas na educação física na EJA: saberes e narrativas em construção. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7751
Data do documento: 16-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Des)invisibilizando pesquisas na educação física na EJA - saberes e narrativas em construção.pdf784.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.