00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7740
Tipo: Especialização
Título: Gamifcação: pesquisa – ação em um role - playing game
Título(s) alternativo(s): Gamification: search - action on a role - playing game
Autor(es): Ribeiro, Edvânia dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Guilmer Brito
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Sandney Farias da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alex Vieira da
Resumo: Esse artigo apresenta uma experiência com programação de um Role - Playing Game (RPG) na Educação Básica, intitulado de The Journey Of School, que visa melhorar o nível de motivação para realizar atividades escolares. Nesse sentido, investiga-se aprendizagens e motivações em dois processos e sujeitos envolvidos. No primeiro, cuja etapa consiste na elaboração do game, se discute o estímulo à construção de narrativas e a otimização do raciocínio lógico que o gênero RPG proporciona aos seus programadores e designers. No segundo, onde configura o grupo dos jogadores, observa-se as alterações em atitudes e comportamentos provenientes dos elementos presentes na dinâmica e na mecânica do game, apresentando uma tendência na área educacional direcionada para o engajamento de pessoas, muito comum nos setores produtivos e corporativos de empresas, conhecida como Gamification ou Gamificação. Por conseguinte, é imprescindível que se diga que essa proposta teve como resultado o envolvimento e a necessária motivação do aprendiz, uma vez que tendo esse reconhecido conteúdos inerentes às disciplinas, ele não se podou a participar dessas atividades, já que o game o envolveu e fez com que ele pudesse refletir e aplicar conhecimento previamente adquiridas para participar ativamente do game.
Abstract: This article presents an experience with programming a Role - Playing Game (RPG) in Basic Education, entitled The Journey Of School, which aims to improve the level of motivation to carry out school activities. In this sense, learning and motivations are investigated in two processes and subjects involved. In the first, whose stage consists of the elaboration of the game, the stimulus to the construction of narratives and the optimization of the logical reasoning that the RPG genre provides to its programmers and designers are discussed. In the second, where the group of players is configured, there are changes in attitudes and behaviors arising from the elements present in the dynamics and mechanics of the game, showing a trend in the educational area directed towards the engagement of people, very common in the productive and corporate names, known as Gamification or Gamification. Therefore, it is essential to say that this proposal resulted in the involvement and necessary motivation of the apprentice, since having recognized content inherent to the disciplines, he was unable to participate in these activities, since the game involved him and made it possible for him to reflect and apply previously acquired knowledge to actively participate in the game.
Palavras-chave: Motivação
Gamificação
Aprendizagem ativa
Game
Narrativa
Motivation
Gamification
Game Active learning
Narrative
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: RIBEIRO, Edvânia dos Santos. Gamifcação: pesquisa – ação em um role - playing game. 2020. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7740
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gamificação - pesquisa-ação em um role-playing game.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.