00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7737
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de geografia em tempos de pandemia : o uso das TDICs, o papel da escola e os desafios da prática docente
Título(s) alternativo(s): Teaching geography in pandemic times: the use of TDICs, the role of school and the challenges of teaching practice
Autor(es): Nascimento, Lívia Danielle Rodrigues do
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Simone Affonso da
metadata.dc.contributor.referee3: Raggi, Mariana Guedes
Resumo: A disseminação do Novo Coronavírus Sars-CoV-2 e a incorporação do ensino remoto emergencial, tornou o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs e das plataformas virtuais na educação uma realidade, impondo desafios e/ou possibilidades para os professores e alunos. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo discutir os desafios que este período, e notadamente a realização das aulas remotas tem possibilitado aos professores de Geografia que lecionam na rede básica de ensino (Ensino Fundamental/ Médio). Este trabalho está ancorado na metodologia da pesquisa exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamentos bibliográficos, diálogo com sete professores de Geografia de escolas públicas e privadas em diferentes municípios do estado de Alagoas. Na sequência foram aplicados questionários com 13 questões, através do envio por e-mail, tabulação dos dados, elaboração de quadro e gráficos, e por fim, análise dos dados coletados. A pesquisa evidencia a necessidade de refletir sobre a capacitação dos professores de Geografia para utilizar as TDICs em suas aulas remotas, tendo em vista os notórios desafios enfrentados pelos mesmos em sala de aula, inclusive constatados em pesquisas anteriores a pandemia (PIBIC 2018-2019), a saber: falta de capacitação dos docentes; escassez de equipamentos e a necessidade da escola estimular a formação continuada de seus professores. Tais problemas foram evidenciados e agravados durante a realização do ensino remoto. Sendo assim, a pesquisa demonstra desafios a serem enfrentadas pelos alunos e professores, a saber: a ausência da capacitação dos professores no uso das TDICs e as dificuldades financeiras de alunos e professores, assim como, a necessidade de discutir sobre o papel da escola, o qual, segundo os professores, deve estar vinculado a escola, no intuito de que enquanto instituição, a mesma possa promover e incentivar a capacitação de seus docentes na utilização das tecnologias em suas aulas remotas, além de oferecer os recursos necessários para a realização das mesmas. Desigualdade, falta de capacitação, incertezas e desafios são as palavras descritivas do ensino remoto. Quanto aos alunos, sendo estes o ponto central desse processo, poderá enfrentar sequelas do ensino remoto ao longo dos próximos anos, principalmente aqueles que ficaram desassistidos, pois não detiveram dos meios para acompanhar as aulas. Nessa perspectiva, tem em vista o cenário pandêmico, este trabalho demostrou a necessidade de discutir não somente os desafios do professor de Geografia, mas também sobre a necessidade de uma formação continuada desses profissionais; o papel da escola; os efeitos nos alunos; as consequências no processo de ensino-aprendizagem e as desigualdades que foram realçadas durante o ensino remoto.
Abstract: The dissemination of the New Coronavirus Sars-CoV-2 and an incorporation of emergency remote education, making the use of Digital Information and Communication Technologies-DICT and virtual platforms in education a reality, imposing challenges and / or possibilities for teachers and students. In this context, this research aimed to discuss the challenges that this period, and notably the realization of remote classes has enabled the geography teacher. This work is anchored in the qualitative exploratory research methodology. Methodological procedures were carried out bibliographic surveys, dialogue with seven Geography teachers from public and private schools in different municipalities in the state of Alagoas. Next, questionnaires with 13 questions were transmitted, by sending them by e-mail, tabulation of data, preparation of tables and graphs, and finally analysis of the collected data. The research highlights the need to reflect on the training of Geography teachers to use as TDICs in their remote classes, in view of the notorious challenges faced by them in the classroom, even found in previous researches of the pandemic (PIBIC 2018-2019) , a saber: lack of teacher training; scarcity of equipment and the need for the School to encourage continued training of its teachers. Such problems were evidenced and aggravated during remote teaching. Thus, the research demonstrates challenges to be faced by students and teachers, namely: the lack of teacher training in the use of TDICs and the financial difficulties of students and teachers, as well as the need to discuss the role of the School, which, according to the teachers, must be linked to the school, in order that as an institution, it can promote and encourage the training of its teachers in the use of technologies in their remote classes, in addition to offering the necessary resources for the accomplishment of the same. Inequality, lack of training, uncertainties and challenges are the descriptive words of remote education. As for the students, these being the central point of this process, they may face the consequences of remote education over the next few years, especially those who were left unattended, as they did not have the means to follow the classes. In this perspective, in view of the pandemic scenario, this work demonstrated the need to discuss not only the challenges of the Geography teacher, but also about the need for continuing education for these professionals; the role of the School; the effects on students; the consequences in the teaching-learning process and the inequalities that were highlighted during remote teaching.
Palavras-chave: Ensino Remoto
Professores de Geografia
Estudo a distância
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Remote Education
Geography teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: NASCIMENTO, Lívia Danielle Rodrigues do. O ensino de geografia em tempos de pandemia : o uso das TDICs, o papel da escola e os desafios da prática docente. 2021. [56] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7737
Data do documento: 23-fev-2021
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