00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7729
Tipo: Especialização
Título: Aprendizagem em programação de jogos: ampliação da cognição, produção criativa e autoral de alunos da educação básica
Título(s) alternativo(s): Aprendizaje en programación de juegos: ampliación de la cognición, producción creativa y autoral de estudiantes en educación básica
Autor(es): Silva, Adelson da
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Wladia Bessa da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vera Lúcia Pontes dos
Resumo: Este artigo tem como objetivo sustentar que aspectos como cognição, criatividade e autoria podem emergir a partir da exposição do aluno em programação de jogos, apresentando-se como estratégia no processo ensino aprendizagem na educação básica. O tema aqui estudado compreende a análise do Projeto de Extensão “Introdução à Programação para o Desenvolvimento de Jogos” do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), ofertado para alunos do Ensino Fundamental, entre 8 e 14 anos de idade, cuja intenção é relacionar o conhecimento computacional às demais disciplinas escolares e profissionais. Aplicamos como recurso metodológico a abordagem qualitativa, especialmente a análise documental, com a qual observamos algumas atividades executadas nos sistemas Code e Scratch utilizados no referido Projeto. Não obstante, os resultados alcançados revelam que os alunos envolvidos com programação de jogos obtiveram aprendizagens significativas, correlacionadas aos conteúdos escolares, participação efetiva e aprovação satisfatória no Projeto em tela.
Palavras-chave: Programação de Jogos
Educação Básica
Raciocínio
Lógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SILVA, Adelson da. Aprendizagem em programação de jogos: ampliação da cognição, produção criativa e autoral de alunos da educação básica. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas com uso das Tecnologias ) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7729
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.