06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Aí eu chegava e via cantano o livro” práticas de leitura em voz alta no Povoado Cancanção (Água Branca – AL): via de acesso à cultura escrita.
Autor(es): Gonçalves, Rosilene dos Santos
Primeiro Orientador: Matias, Thiago Trindade
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fábia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Ferreira da
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de leitura no Povoado Cansanção, localizado na cidade de Água Branca – AL, por volta da segunda metade do século XX. Nosso interesse de investigação, de fato, se volta a interpretar, especificamente, as práticas de leitura em voz alta ocorridas em chamadas Rodas de conversa. Este estudo foi realizado no Povoado Cansanção por meio de entrevista semiestruturado com o intuito de analisar as práticas de leitura em voz alta. Foram realizadas 2 entrevistas, no período de 13/06/2019 a 23/07/2019. Do ponto de vista da fundamentação teórica, em linhas gerais, baseamo-nos em Galvão (2002, 2003 e 2007), Castillo Goméz (2003), CHARTIER, Roger (1998 e 1945). Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, essa pesquisa se classifica por meio do estudo documental e qualitativo. Por meio deste estudo, foi possível verificar que a literatura em cordel se apresenta com um papel importantíssimo no povoado por mostrar a interação de pessoas letradas e não letradas na hora das Rodas de Conversas.
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de leitura no Povoado Cansanção, localizado na cidade de Água Branca – AL, por volta da segunda metade do século XX. Nosso interesse de investigação, de fato, se volta a interpretar, especificamente, as práticas de leitura em voz alta ocorridas em chamadas Rodas de conversa. Este estudo foi realizado no Povoado Cansanção por meio de entrevista semiestruturado com o intuito de analisar as práticas de leitura em voz alta. Foram realizadas 2 entrevistas, no período de 13/06/2019 a 23/07/2019. Do ponto de vista da fundamentação teórica, em linhas gerais, baseamo-nos em Galvão (2002, 2003 e 2007), Castillo Goméz (2003), CHARTIER, Roger (1998 e 1945). Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, essa pesquisa se classifica por meio do estudo documental e qualitativo. Por meio deste estudo, foi possível verificar que a literatura em cordel se apresenta com um papel importantíssimo no povoado por mostrar a interação de pessoas letradas e não letradas na hora das Rodas de Conversas.
Palavras-chave: Prática de leitura
Leitura coletiva
Roda de conversa
Oralidade
Povoado Cansanção - Água Branca - Alagoas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: GONÇALVES, Rosilene dos Santos. “Aí eu chegava e via cantano o livro” práticas de leitura em voz alta no Povoado Cancanção (Água Branca – AL): via de acesso à cultura escrita. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7715
Data do documento: 29-dez-2020
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