Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7712
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
Autor(es): | Vieira, Aline Brandão Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de |
Primeiro Orientador: | Duarte, Madileide de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mercado, Elisângela Leal de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Cicero Neilton dos Santos |
Resumo: | O tema proposto para o Trabalho de Conclusão de Curso foi o lúdico no processo e ensino aprendizagem, tendo como título “Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4o ano do ensino fundamental: relato de experiência”. O objetivo geral foi mostrar como o lúdico favorece a aprendizagem da criança de maneira significativa e prazerosa, sendo uma eficiente ferramenta de apoio pedagógico. A justificativa se deu pelo exercício dessa estratégia em uma turma do quarto ano do ensino fundamental I como ferramenta pedagógica, tendo em vista que as atividades lúdicas atraem a atenção dos alunos para aprendizagem de maneira divertida e participativa. O problema investigado foi saber em que dimensão o trabalho com o lúdico promove reais e significativos avanços para o ensino/aprendizagem. A metodologia para sustentação de tal investigação foi pautada na pesquisa bibliográfica e vivência prática pedagógica em sala de aula, sendo um relatado de experiências. Os resultados apontaram que a maioria da turma do 4a ano tem um melhor aproveitamento nos componentes curriculares com a introdução do lúdico de forma planejada pelo professor. Quatorze, dos dezesseis alunos tiveram melhoria na aprendizagem e todos apresentaram um maior interesse em participar das aulas. Concluiu-se então, que a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica é de grande importância na educação fundamental, pois desperta o interesse dos estudantes e auxilia o processo de ensino aprendizagem numa perspectiva construtivista. A base teórica para elaboração dessa pesquisa bibliográfica, dentre outros autores, consistiu em estudos realizados por: Piaget (1971), Vygotsky (1994), Rego (1994), Kishimoto (1999; 2000). |
Abstract: | TCC ARTIGO |
Palavras-chave: | Jogos Ensino-Aprendizagem Brincadeiras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | VIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712 |
Data do documento: | 28-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lúdico no processo ensino-aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental - relato de experiência.pdf | 424.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.