Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7701
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | De narrativas, de poemas e de relatos de memórias: práticas de letramentos literários no PIBID - língua portuguesa |
Autor(es): | Santana, Herlanne Nayara do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Silva, Márcio Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Massmann, Débora Raquel Hettwer |
metadata.dc.contributor.referee2: | Matias, Thiago Trindade |
Resumo: | O conteúdo de literatura é reduzido no espaço escolar, em que a tônica é a gramática, e isso faz com que se fuja da ideia de se trabalhar a literatura como um meio de reflexão do ser leitor. Diante disso, o letramento literário busca levar o estudante a refletir sobre o texto e construir seus conhecimentos, relacionando, também, ao seu conhecimento de mundo. Esta pesquisa, de cunho teórico-metodológico-qualitativa, tem por objetivo analisar as atividades realizadas durante a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, nos anos de 2016 – 2018, suscitando reflexões relevantes sobre os gêneros conto, poesia e relatos de memória aliados a prática do letramento literário, que promove uma experiência distinta frente ao texto, ampliando os sentidos e estabelecendo relações com a realidade. Além de pensar como essas práticas estariam inseridas na sociedade e se a escola está se aproximando ou se distanciando de letrar esses sujeitos, e, também, revisitando documentos que discutem o ensino da literatura, como os PCNs e a BNCC. Para fundamentar a pesquisa e discorrer sobre as práticas de letramentos(s), principalmente o letramento literário, foram utilizados Soares (2012, 2014), Kleiman (1995), Street (2014) e Cosson (2016). Esta pesquisa espera contribuir para se pensar um ensino de literatura em sala de aula contemplando o letramento literário. |
Abstract: | The content of literature is reduced in the school area, where the emphasis is on grammar, and this makes one run away from the idea of working with literature as a means of reflection for the reader. Therefore, literary literacy seeks to lead students to reflect on the text and build their knowledge, also relating to their knowledge of the world. This research, of a theoretical- methodological-qualitative nature, aims to analyze the activities carried out during the experience of the Institutional Program for Teaching Initiation (PIBID) of the Federal University of Alagoas - Campus Sertão, in the years 2016 - 2018, raising relevant reflections on the genre short story, poetry and memory stories combined with the practice of literary literacy, which promotes a distinct experience in front of the text, expanding the meanings and establishing relationships with reality. In addition to thinking about how these practices would be inserted in society and whether the school is approaching or distancing itself from teaching these subjects, and also revisiting documents that discuss the teaching of literature, such as PCNs and BNCC. Soares (2012, 2014), Kleiman (1995), Street (2014) and Cosson (2016) were used to support the research and discuss the literacy practices (s), especially literary literacy. This research hopes to contribute to thinking about teaching literature in the classroom, contemplating literary literacy. |
Palavras-chave: | Letramento literário Ensino de literatura Língua portuguesa Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | SANTANA, Herlanne Nayara do Nascimento. De narrativas, de poemas e de relatos de memórias: práticas de letramentos literários no PIBID - língua portuguesa. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7701 |
Data do documento: | 25-set-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
De narrativas, de poemas e de relatos de memórias; práticas de letramentos literários no PIBID – língua portuguesa.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.