00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7690
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise sobre os impactos da reforma trabalhista nas rotinas dos escritórios contábeis do Estado de Alagoas
Autor(es): Cariman, Ana Keila
Castro, Elenize Herminio de
Primeiro Orientador: Vieira, Alexandra da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Prazeres, Rodrigo Vicente dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Andreza Cristiane Silva de
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal investigar a percepção dos contadores sobre os impactos da reforma trabalhista estabelecida pela LEI No 13.467, de 14 de Julho de 2017, nas rotinas dos escritórios contábeis do estado de Alagoas. Para o desenvolvimento deste trabalho e alcance dos objetivos traçados, utilizou-se de levantamento bibliográfico, além de pesquisa descritiva e de campo, na qual os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online, elaborado na plataforma google forms, contendo 24 questões elaboradas de maneira que não houvesse respostas certas ou erradas, e assim possibilitando quantificar e qualificar a posição dos respondentes diante das afirmativas propostas, sobre as mudanças impostas pela reforma trabalhista através da Lei 13.467. Tal instrumento metodológico foi disponibilizado por email para contadores que atuam em escritórios no estado de Alagoas. Do total de 2350 emails enviados, 2215 emails foram efetivamente recebidos, dos quais foram obtidas 90 respostas ao questionário de pesquisa aplicado. De posse dos dados, os mesmos foram analisados quantitativamente através de técnicas de estatística descritiva. Ao término da pesquisa observou-se que aproximadamente 65% dos contadores afirmaram que haverá mudanças nas rotinas trabalhistas mensais, sejam elas de admissão, rescisão ou de permanência com a aplicação da reforma trabalhista, destaca-se também que cerca de 40% dos consultados acreditam que ocorrerá um aumento nos honorários contábeis para os empresários. Foi possível analisar ainda que aproximadamente 70% dos contadores acreditam estar preparados para lidar com as mudanças trazidas pela reforma trabalhista, assim como cerca de 44% acreditam que as novas modalidades de contratos e acordos irão elevar a burocracia em suas rotinas de trabalho. A pesquisa nos mostra que diante das mudanças nas rotinas de trabalho de escritórios e contadores do estado de Alagoas, existe a preocupação dos entrevistados em se manter atualizados e aptos a atuarem como mediadores nas relações empregado e empregador. Acredita-se que os resultados obtidos com essa pesquisa possam contribuir com as discussões sobre os impactos trazidos pela reforma trabalhistas nos escritórios de contabilidade.
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Impactos
Rotinas contábeis trabalhistas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: CARIMAN, Ana Keila; CASTRO, Elenize Herminio de. Uma análise sobre os impactos da reforma trabalhista nas rotinas dos escritórios contábeis do Estado de Alagoas. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7690
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.