00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implicações do nevoeiro nas operações aéreas no Aeroporto Internacional de Maceió, Zumbi dos Palmares
Título(s) alternativo(s): Implications of fog on air operations at Maceió International Airport, Zumbi dos Palmares
Autor(es): Andreão Neto, Henrique
Primeiro Orientador: Araújo, Kallianna Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Anselmo Manoel dos
metadata.dc.contributor.referee2: Falcão, Nivaneide Alves de Melo
Resumo: O estudo das implicações de nevoeiro nas operações aéreas contribui para a segurança de voo e melhorias aos serviços de transporte aéreo. As restrições de visibilidade provocadas por formações de nevoeiros prejudicam as operações aéreas, causando prejuízos aos envolvidos, notadamente no Aeroporto de Maceió que recebe significativo número de turistas, movimentando a economia Alagoana. O objetivo do trabalho foi analisar a frequência de formação de nevoeiros no Aeroporto Internacional de Maceió, Alagoas, Zumbi dos Palmares, e os transtornos que estas ocorrências podem causar às operações aéreas (pousos e decolagens) entre os anos 2007 a 2016. Foi feita uma análise da precipitação pluvial e temperatura do ar do município estudado por meio da elaboração de diagrama ombrotérmico no período 1987 a 2016 utilizando o software RGui; Avaliou-se a frequência de ocorrência de nevoeiro no Aeroporto Internacional de Maceió, Zumbi dos Palmares, entre os anos 2007 a 2016, calculando-se a frequência (%) mensal, com dados obtidos do Instituto de Controle do Espaço Aéreo; Quantificou-se o número de ocorrência de nevoeiro, tempo acumulado de duração (em minutos) e a visibilidade (em metros) do fenômeno, calculando-se o número de ocorrência de nevoeiro mensal, o tempo acumulado de duração (em minutos) mensal e a visibilidade (em metros) mensal e anual, com dados da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica; Foi realizado uma análise dos impactos das restrições das operações aéreas causadas por nevoeiro, que prejudicam passageiros e companhias aéreas, obtendo-se o tempo de atraso de voo através do cálculo das horas reais e previstas das chegadas e partidas de voos, com dados da Agência Nacional de Aviação Civil. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva por meio do software BrOffice Calc 2.2. Foram utilizados os dados acumulados (mensais) de ocorrência de nevoeiros, frequência, média aritmética e correlação. No município Rio Largo, Alagoas, predomina o período chuvoso, com precipitação superior a 100 mm durante seis meses, e somente dois meses secos; A relação entre ocorrência de nevoeiro e precipitação pluvial (mm) é diretamente proporcional, porém as relações da temperatura do ar (oC) e distância de visibilidade (em metros) são variáveis à ocorrência de nevoeiro. No Aeroporto Internacional de Maceió, Zumbi dos Palmares, apresenta baixa frequência de ocorrência de nevoeiro. No entanto, este fenômeno causa impactos nas operações aéreas deste aeroporto, o que gera atrasos e cancelamentos de voos regulares, e prejudicam passageiros e companhias aéreas, com transtornos socioeconômicos aos envolvidos. A contribuição científica deste trabalho às atividades aeronáuticas acerca da influência da Climatologia no Aeroporto Internacional de Maceió, Zumbi dos Palmares, visa demonstrar aos tomadores de decisão possíveis impactos socioeconômicos causados por ocorrência de nevoeiro, sendo necessária a continuação de estudos visando atualizar os períodos das hipóteses desta pesquisa, visto que este trouxe informações meteorológicas do interstício 2007 a 2016. Recomenda-se, a fim de mitigar impactos que causem transtornos às operações aéreas, analisar outros fenômenos meteorológicos para obtenção de resultados complementares e investimentos em equipamento de auxílio à aproximação para pouso mais eficientes em condições restritas de visibilidade.
Abstract: The study of the implications of fog for air operations contributes to flight safety and improvements to air transport services. Visibility restrictions caused by fog formation affect air operations and can cause damage to those involved, notably at Maceió Airport, which receives a significant number of tourists, driving the economy of Alagoas. The objective of the work is to analyze the frequency of fog formation at the Airport of Maceió, Alagoas, Zumbi dos Palmares, and the disturbances that these occurrences can cause to air operations (landings and takeoffs) between the years from 2007 to 2016. A survey analyzed rainfall and air temperature in the municipality studied by drawing up an ombrothermal diagram from 1987 to 2016 using the RGui software; The frequency of the occurrence of fog at the International Airport of Maceió, Zumbi dos Palmares, was evaluated between the years 2007 to 2016, calculating the monthly frequency (%), with data obtained from the Air Space Control Institute; The number of fog occurrences, cumulative duration time (in minutes) and the visibility (in meters) of the phenomenon were quantified by calculating the number of monthly fog occurrences, the cumulative duration time (in minutes) monthly and monthly and annual visibility (in meters), with data from the Meteorology Network of the Air Force Command; The analysis of the impacts of air operations restrictions caused by fog was carried out, which affect passengers and airlines, obtaining the flight delay time by calculating the actual and estimated flight arrival and departure times, with data from the Civil Aviation National Agency. For data analysis, descriptive statistics were used using the BrOffice Calc 2.2 software. Accumulated (monthly) data on the occurrence of fog, frequency, arithmetic mean and correlation were used. At the Rio Largo municipality, Alagoas, the rainy period predominates, with precipitation greater than 100 mm for six months, and only two dry months; The ratio between the occurrence of fog and rainfall (mm) is directly proportional, but the relationship of air temperature (oC) and distance of visibility (in meters) are variable with the occurrence of fog. By analyzing a ten-year period, it's inferred that Maceió International Airport, Zumbi dos Palmares, has a low fog ocurrancy. However, this phenomenon has an impact on air operations at this airport, restricting visibility, which generates delays and cancellations for scheduled flights, and harm passengers and airlines, with socioeconomic disorders to those involved. The scientific contribution of this work to aeronautical activities regarding the influence of Climatology at the International Airport of Maceió, Zumbi dos Palmares, aims to demonstrate to decision makers possible socioeconomic impacts caused by the occurrence of fog, requiring the continuation of studies in order to update the periods of the hypotheses of this research, since it brought meteorological information from the interstitium 2007 to 2016. It is recommended, in order to mitigate impacts that cause disruption to air operations, to analyze other meteorological phenomena to obtain complementary results and investments in equipment to aid the approach to landing more efficient in restricted visibility conditions.
Palavras-chave: Visibilidade baixa
Pousos e decolagens
Aeroporto de Maceió
Condições Climáticas
Low visibility
Civil Aviation
Landings and Takeoffs
Climatic Conditions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: ANDREÃO NETO, Henrique. Implicações do nevoeiro nas operações aéreas no Aeroporto Internacional de Maceió, Zumbi dos Palmares. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7685
Data do documento: 30-out-2020
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