00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiências sensoriais com crianças do berçario de um CMEI de Maceió/Al: a água como meio de descoberta do mundo na perspectiva das crianças muito pequenas
Autor(es): Silva, Marcos Alves da
Primeiro Orientador: Raggi, Mariana Guedes
metadata.dc.contributor.referee1: Marcolino, Suzana
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Luciano Henrique Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Viviane dos Reis
Resumo: O presente artigo foi idealizado mediante a vivência proporcionada pelo estágio supervisionado II que se desenvolveu na Educação infantil, por ocasião, tendo como lócus o Berçário de uma CMEI do município de Maceió do estado de Alagoas. Este estágio proporcionou a vivência com bebês em processo de adaptação e socialização na creche, na sala e com o educador de referência, bem como a sua inserção na sociedade para além do âmbito familiar. Tem-se como objetivo deste artigo relatar a possibilidade de como a brincadeira utilizando o elemento água, pode ser capaz de auxiliar as crianças pequenas inseridas na educação infantil, por meio de sua percepção sensorial e interação com seus pares, a se apropriar do mundo que as cerca, desenvolvendo e aprimorando a autonomia infantil presente nas brincadeiras. A metodologia abordada foi de cunho qualitativo, com revisão literária a fim de promover comentários críticos, direcionados a ideia para a qual o tema se propõe, além da observação sistemática e relatoria do comportamento dos bebês nas atividades propostas no Estágio supervisionado II. A fundamentação teórica teve como base principal os autores CORSARO (2009); WALLON (2007) e VYGOTSKY (2008), assim como também as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Maceió. Este artigo pretende colaborar para a valorização dos espaços na educação infantil que potencializam a autonomia infantil na perspectiva da construção de suas próprias descobertas na percepção e apropriação do mundo, ressaltando a importância basilar da brincadeira como estratégia pedagógica para o desenvolvimento significativo das crianças pequenas no que tange seu pertencimento a um meio social que exige dos sujeitos à tomada de decisão e a colaboração mútua.
Abstract: The present article was conceived through the experience provided by the supervised internship II that developed in Early Childhood Education, on the occasion, having as locus the Nursery of a CMEI in the city of Maceió in the state of Alagoas. This internship provided the experience with babies in the process of adaptation and socialization in the nursery, in the room and with the reference educator, as well as their insertion in society beyond the family scope. The aim of this article is to report on the possibility of how playing using the water element may be able to help young children in early childhood education, through their sensory perception and interaction with their peers, to appropriate the world that surrounds them, developing and improving the children's autonomy present in the games. The approached methodology was of a qualitative nature, with literary revision in order to promote critical comments, directed to the idea for which the theme is proposed, in addition to the systematic observation and reporting of the babies' behavior in the activities proposed in 5 Supervised Stage II. The theoretical basis was based on the authors CORSARO (2009); WALLON (2007) and VYGOTSKY (2008), as well as the Curricular Guidelines for Early Childhood Education in the Municipal Education Network of Maceió. This article intends to collaborate for the valorization of spaces in early childhood education that enhance children's autonomy in the perspective of building their own discoveries in the perception and appropriation of the world, emphasizing the basic importance of play as a pedagogical strategy for the significant development of young children in what their belonging to a social environment that requires decision-making and mutual collaboration from the subjects.
Palavras-chave: Educação Infantil
Autonomia
Interação
Crianças pequenas
Brincadeira
Child education
Autonomy
Small Children
Just kidding
Interaction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Marcos Alves da. Experiências sensoriais com crianças do berçario de um CMEI de Maceió/Al: a água como meio de descoberta do mundo na perspectiva das crianças muito pequenas. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7660
Data do documento: 9-set-2020
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