00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7655
Tipo: Tese
Título: A criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil: identidade cultural, pertencimento e participação
Título(s) alternativo(s): Child, City and Patrimony in the scope of Early Childhood Education
Autor(es): Amaral, Jeane Costa
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Folque, Maria Assunção
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Bezelga, Isabel Maria Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee4: Araújo, Vânia Carvalho de
Resumo: Essa pesquisa buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem uma proposta que relaciona Criança, Cidade e Patrimônio no âmbito da Educação Infantil (CCP_EI). O referencial teórico envolve autores que discutem os conceitos de cidade (LEFEBVRE, 2001), território (SANTOS, 1998, 2007,) identidade Cultural (HALL, 2006, 2014), experiência (LARROSA, 1994, 2014, 2017), criança/infância(s) no âmbito da sociologia da infância (DELGADO; MULLER, 2005; BELLONI, 2009; QVORTRUP, 2010; ABRAMOWICZ; MORUZZI, 2010; CORSARO, dentre outros) e dos estudos histórico cultural (VIGOSTSKI, 2010; PRESTES, 2013; NIZA, 2015; FOLQUE, 2018), (in)visibilidade e participação da criança (SARMENTO, 2001, 2004, 2007; PROUT, 2010) e patrimônio e educação patrimonial em uma perspectiva crítica (SIQUEIRA; PINHEIRO, 2019; NOGUEIRA; FILHO, 2019; IPHAN, 2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada em um estudo exploratório a partir de uma abordagem multirreferencial. O estudo de uma proposta da relação CCP_EI se insere em um Projeto de Pesquisa e Extensão: A criança, a cidade e o patrimônio: diálogos entre os saberes e fazeres da comunidade penedense e eborense (GPDHEI-Ufal), que tem como campo duas cidades históricas: Évora, Portugal; e Penedo, Alagoas, Brasil. As aproximações ao objeto de estudo se deram na imersão nessas duas cidades. A aproximação em Évora, Portugal, foi relevante por propiciar conhecer e vivenciar experiências já existentes, no que tange à proposta CCP_EI e ao entrelace entre a Cidade, a Universidade e os Contextos da educação infantil, e teve como partícipes 2 educadoras de infância e 24 crianças de 3 a 6 anos. A aproximação em Penedo, Alagoas, permitiu conhecer os elementos potencializadores da cidade no desenvolvimento de uma proposta que relacione a CCP_EI, tanto no âmbito da rede municipal de educação quanto no investimento na formação dos profissionais de educação infantil, e contou com os seguintes partícipes: 15 profissionais e 28 crianças de 5 e 6 anos, da rede pública municipal da educação infantil. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram: diário de campo; entrevistas semiestruturadas; observação e participação no cotidiano das cidades e da comunidade local; coletas de depoimentos e relatórios escritos, além de registros fotográficos e videogravados. A análise dos dados produzidos foi realizada mediante os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2001; FRANCO; 2008). Por meio da análise das experiências vividas nas aproximações nas duas cidades e dos dados produzidos foram elencadas as dimensões que compõem uma proposta na relação CCP_EI: o papel das instituições e dos potenciais atores envolvidos na relação CCP_EI; a relação das crianças com a arquitetura da cidade e os espaços culturais; a participação e a consequente visibilidade das crianças nos espaços públicos; a força da cultura e a valorização da cultura local; e as imensas descobertas e possibilidades que as saídas nas/pelas cidades proporcionam às crianças, em diálogo com seus pares e parceiros adultos no âmbito da educação infantil. A contribuição desse estudo situa-se na compreensão de que habitar a cidade por meio de experiências ricas de participação e ocupação contribuem para a significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças e, consequentemente, a ampliação da sua identidade cultural e pertencimento local.
Abstract: This research sought to understand the theoretical and practical dimensions that compound a proposal relating Child, City and Patrimony in the scope of Early Childhood Education (CCP_ECE). The theoretical framework involves authors who discuss the concepts of city (LEFEBVRE, 2001), territory (SANTOS, 1998, 2007), Cultural identity (HALL, 2006, 2014), experience (LARROSA, 1994, 2014, 2017), child/childhood in the scope of sociology of childhood (DELGADO; MULLER, 2005; BELLONI, 2009; QVORTRUP, 2010; ABRAMOWICZ; MORUZZI, 2010; CORSARO, among others) and the historical-cultural studies (VIGOSTSKI, 2010; PRESTES, 2013; NIZA, 2015; FOLQUE, 2018), (in)visibility and participation of the child (SARMENTO, 2001, 2004, 2007; PROUT, 2010) and patrimony and patrimonial education in a critical perspective (SIQUEIRA; PINHEIRO, 2019; NOGUEIRA; FILHO, 2019; IPHAN, 2014). This paper is concerned with a qualitative research, shaped in an exploratory study based on a multi-referential approach. The study of a proposal for the CCP_ECE relationship is part of a Research and Extension Project: The child, the city and the Patrimony: dialogues between the knowledge and practices of the Penedense and Eborense community (GPDHEI- UFAL) which has two historical cities, Évora in Portugal and Penedo in Alagoas, Brazil. The approaches to the object of study took place in the immersion in these two cities. The approach in, Portugal was relevant for providing knowledge and experience of existing experiences in regarding to the CCP_ECE proposal and the network among the City, the University and Contexts of early childhood education, and had as participants 2 kindergarten teachers and 24 children from 3 to 6 years old. The approach in Penedo, Alagoas allowed to understand the potentializing elements of the city in the development of a proposal that links the CCP_ECE, both within the scope of the municipal education network, as well as the investment in the training of professionals in early childhood education and included the following participants: 15 professionals and 28 children from 5 and 6 years old of the municipal public network of early childhood education. The measurement instruments used for the data collection were: field diary; semi-structured interviews; observation and participation in the daily life of the cities and the local community; evidence collections and written reports, as well as photographic and video recordings. The analysis of the data collected was performed using the assumptions of content analysis (BARDIN, 2001; FRANCO; 2008). Through the analysis of the experiences lived in the approaches of the two cities and the data collected, the dimensions that compound a proposal in the CCP_ECE relationship are listed: the role of institutions and potential actors involved in the CCP_ECE relationship; the children's relationship with the city's architecture and cultural spaces; the participation and the consequent visibility of children in public spaces; the strength of popular culture and the appreciation of local culture and the huge discoveries and possibilities that in the visits through cities provide children in dialogue with their peers and adult partners in the scope of early childhood education. The contribution of this study lies in the understanding that inhabiting the city through rich experiences of participation and occupation contribute to the meaning and/or resignification of cultural patrimony by children and, as a result, the expansion of their cultural identity and local belonging.
Esta investigación busca comprender las dimensiones teóricas y prácticas que conforman una propuesta que relaciona los Niños, la Ciudad y el Patrimonio en el ámbito de la Educación Infantil (NCP_EI). El marco teórico abarca a autores que discuten los conceptos de ciudad (LEFEBVRE, 2001), territorio (SANTOS, 1998, 2007,) identidad cultural (HALL, 2006, 2014), experiencia (LARROSA, 1994, 2014, 2017), niño/infancia(s) en el campo de la sociología infantil (DELGADO y MULLER, 2005; BELLONI, 2009; QVORTRUP, 2010; ABRAMOWICZ; MORUZZI, 2010; CORSARO, entre otros) y de los estudios culturales históricos (VIGOSTSKI, 2010; PRESTES, 2013; NIZA, 2015; FOLQUE, 2018), la (in)visibilidad y participación del niño (SARMENTO 2001, 2004, 2007; PROUT, 2010) y el patrimonio y la educación del patrimonio en una perspectiva crítica (SIQUEIRA; PINHEIRO, 2019; NOGUEIRA; FILHO, 2019; IPHAN, 2014). Se trata de una investigación cualitativa, configurada en un estudio exploratorio basado en un enfoque multireferencial. El estudio de una propuesta para la relación NCP_EI forma parte de un Proyecto de Investigación y Extensión: El niño, la ciudad y el patrimonio: los diálogos entre los saberes y prácticas de la comunidad Penedense y Eborense (GPDHEI- UFAL) que tiene dos ciudades históricas, Évora em Portugal y Penedo en Alagoas, Brasil. Los acercamientos al objeto de estudio tuvieron lugar en la inmersión en estas dos ciudades. El acercamiento en Évora, Portugal fue relevante para permitir el conocimiento y experimentar de las experiencias existentes con respecto a la propuesta NCP_EI y el entrelazamiento entre la Ciudad, la Universidad y los Contextos de la Educación Infantil, y contó con la participación de 2 maestros de jardín de infancia y 24 niños de 3 a 6 años. El acercamiento en Penedo, Alagoas permitió conocer los elementos que empoderan a la ciudad en el desarrollo de una propuesta que relacione el NCP_EI, tanto en el ámbito de la red de educación municipal, como en la inversión en la formación de profesionales de la educación infantil y contó con los siguientes participantes: 15 profesionales y 28 niños de 5 y 6 años de la red pública municipal de educación infantil. Los instrumentos utilizados para la producción de los datos fueron: diario de campo; entrevistas semi-estructuradas; observación y participación en la vida cotidiana de las ciudades y la comunidad local; colecciones de testimonios e informes escritos, así como grabaciones fotográficas y de video. El análisis de los datos producidos se realizó utilizando los supuestos del análisis de contenido (BARDIN, 2001; FRANCO; 2008). A través del análisis de las experiencias vividas en las aproximaciones en las dos ciudades y los datos producidos, se enumeraron las dimensiones que componen una propuesta en la relación NCP_EI: el rol de las instituciones y los actores potenciales abarcados en la relación NCP_EI; relación de los niños con la arquitectura y los espacios culturales de la ciudad; la participación y la consecuente visibilidad de los niños en los espacios públicos; la fuerza de la cultura popular y la apreciación de la cultura local y los inmensos descubrimientos y posibilidades que las excursiones en y a través de las ciudades proporciona a los niños en diálogo con sus pares y socios adultos en el campo de la educación infantil. La contribuición de este estudio radica en entender que habitar la ciudad a través de ricas experiencias de participación y ocupación contribuyen al significado y/o resignificación del patrimonio cultural de los niños y, en consecuencia, a la expansión de su identidad cultural y pertenencia local.
Palavras-chave: Criança
Participação
Educação Infantil
Patrimônio Cultural
Cidade
Child
Participation
Early Childhood Education
Cultural Patrimony
City
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AMARAL, Jeane Costa. A criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil: identidade cultural, pertencimento e participação. 2020. 366 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7655
Data do documento: 30-set-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.