00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7617
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino da disciplina de sociologia: tecnologias contemporâneas utilizadas como estratégia de aprendizagem no ensino médio
Autor(es): Silva, José Edson da
Primeiro Orientador: Silva, Júlio Cezar Gaudencio da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Jordânia de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Welkson Pires da
Resumo: Com base em estudos bibliográficos sobre o ensino de Sociologia, este trabalho monográfico tem como proposta refletir como as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC ́s, podem trazer avanços para o contexto educacional ao aliar conteúdo, contexto real e aplicativos interativos por um viés atrativo e pedagógico no ensino da sociologia ao aluno do ensino médio. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi uma abordagem de revisão de literatura e teve como objetivo principal refletir sobre as TIC’s e o ensino da disciplina de Sociologia. Como resultados, percebemos que a tecnologia pode ser uma auxiliar muito importante no processo de ensino, cabendo às instituições de ensino propor currículos bem elaborados e atrativos para o contexto do ensino médio; bem como aos professores serem capacitados e motivados a melhorar constantemente suas aulas de sociologia; também os alunos terem interesse e não serem passivos, buscarem sempre a aquisição de novos conhecimentos. Conclui-se que as TICs desempenham papel importante na aquisição de novos conhecimentos e na socialização da informação e comunicação no campo educacional, além de cumprirem um papel de mediação pedagógica adequado aos novos contextos educacionais com a implantação das tecnologias digitais.
Abstract: Based on bibliographic studies on the teaching of Sociology, this monographic work aims to reflect how Information and Communication Technologies - ICTs, can bring advances to the educational context by combining content, real context and interactive applications through an attractive bias and pedagogical in teaching sociology to high school students. The methodology used in this research was a literature review approach and its main objective was to reflect on ICTs and the teaching of the discipline of Sociology. As a result, we realize that technology can be a very important aid in the teaching process, and it is up to educational institutions to propose well-designed and attractive curricula for the context of high school; as well as teachers being trained and motivated to constantly improve their sociology classes; also the students should be interested and not be passive, always looking for the acquisition of new knowledge. It is concluded that ICTs play a crucial role in the acquisition of new knowledge and in the socialization of information and communication in the educational field, in addition to fulfilling a role of pedagogical mediation appropriate to the new educational contexts.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e da comunicação
Ensino médio
Sociologia
Professores
Student
High School
Sociology
Teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: SILVA, José Edson da. Ensino da disciplina de sociologia: tecnologias contemporâneas utilizadas como estratégia de aprendizagem no ensino médio. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7617
Data do documento: 24-nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.