05 CAMPUS ARAPIRACA 01 - UNIDADE ARAPIRACA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE ARAPIRACA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - MATEMÁTICA EAD - UNIDADE ARAPIRACA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vívia Dayana Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740547167333947pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Ingrid Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185193595981136pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Paulo Roberto Lemos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5572674103539728pt_BR
dc.creatorOliveira, Maria Verônica Santos de-
dc.creatorSantos, Everson Berto Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2392868126630516pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-23T03:33:37Z-
dc.date.available2021-02-10-
dc.date.available2021-02-23T03:33:37Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Verônica Santos de; SANTOS, Everson Berto Ferreira. Metodologias de aprendizagem das operações multiplicação e divisão aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental II. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Campus Arapiraca, Curso de Matemática Ensino a Distância, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7615-
dc.description.abstractIn this work we will expose the difficulties of 6th grade students in absorbing the learning of multiplication and division operations. Such difficulties were detected through a survey carried out at a Municipal School. With this, we developed a teaching methodology to assist students in understanding the concepts and performing calculations in relation to the two operations. The main objective was to create teaching methodologies based on the students' learning difficulties regarding multiplication and division, questionnaires were used with items that addressed problem situations, set up and carry out games, games to evaluate learning and personal questions that aimed to verify the difficulties encountered by these students within this theme. The data obtained were analyzed in a quantitative and qualitative way, which assessed the degree of difficulty of the methodologies applied in the classroom. In the results it was observed that the teaching activities when analyzing the responses and detecting the greatest difficulties of the interviewees, a proposal was prepared in order to remedy, or improve, the teaching and learning of the two operations discussed: multiplication and division. Therefore, through this research we have perspectives to contribute to studies on multiplication and division operations and to involve the student in the construction of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectMetodologia de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Difficultypt_BR
dc.subjectMultiplication and Division Operationspt_BR
dc.subjectMethodology and Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMetodologias de aprendizagem das operações multiplicação e divisão aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeLearning methodologies for operations multiplication and division applied with students of the 6th year of fundamental education IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho iremos expor as dificuldades dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental em absorver a aprendizagem das operações multiplicação e divisão. Tais dificuldades foram detectadas por meio de uma pesquisa realizada em uma Escola Municipal. Com isto, desenvolvemos uma metodologia de ensino para auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos e na realização dos cálculos em relação as duas operações. O objetivo principal foi criar metodologias de ensino com base nas dificuldades de aprendizagem dos alunos a respeito da multiplicação e da divisão, utilizou-se questionários com itens que abordou situações problemas, continhas de arme e efetue, jogos para avaliar a aprendizagem e perguntas pessoais que objetivou verificar as dificuldades encontradas por estes alunos dentro dessa temática. Os dados obtidos foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa, que avaliou o grau de dificuldade das metodologias aplicadas na sala de aula. Nos resultados foram observados que as atividades de ensino ao analisarmos as respostas e detectar as maiores dificuldades dos entrevistados, foi preparada uma proposta afim de sanar, ou melhorar, o ensino e aprendizado das duas operações discutidas: multiplicação e divisão. Portanto, através dessa pesquisa temos perspectivas de contribuir com os estudos sobre as operações de multiplicação e divisão e envolver o aluno na construção do conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - MATEMÁTICA EAD - UNIDADE ARAPIRACA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.