06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7586
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tendências contemporâneas no ensino de geografia; por um aprendizado crítico e significativo
Autor(es): Santos, José Eliel Barbosa dos
Primeiro Orientador: Silva, Diêgo Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Valci Melo Silva dos
metadata.dc.contributor.referee2: Firmino, Paul Clívilan Santos
Resumo: O ensino de geografia vem se modificando de modo significativo ao longo do tempo, sobretudo no que concerne às possibilidades didático-pedagógicas de sua realização. Isso se deve, em grande medida, a um ensino que se embasa na teoria crítico social dos conteúdos, na qual o professor sai da posição central na sala e na aula, para assumir o papel de mediador e facilitador na aquisição de (re)produção dos conhecimentos propostos no currículo da escola. Os alunos deixam de ser meros espectadores para darem suas opiniões, participando do processo de aprendizagem por meio de suas experiências e do diálogo. Por isso, esse trabalho foi elaborado para refletir sobre conteúdos, práticas de ensino, e para além disso, sobre o papel que professores e alunos apresentam nos dias atuais nas aulas de geografia. O objetivo principal deste é analisar as contradições teórico-práticas do ensino de Geografia à luz da tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos. Utilizando-se como metodologia, uma revisão da bibliografia sobre o tema, com ênfase nas tendências mais recentes do ensino. Inclui-se também uma pesquisa de campo com estudantes e professores da cidade de São José da Tapera – AL, por meio da aplicação de questionários. Pode-se concluir que em alguns pontos essas práticas de ensino ditas contemporâneas se alinham com os objetivos propostos e o ensino se torna crítico e reflexivo. Por outro lado, esse processo por vezes contrasta com um sistema educacional tradicional no que se refere a formação de professores, metodologias de ensino, sistemas de avaliação, etc. Assim, há muito a se percorrer, sobretudo, pela falta de estrutura e valorização do trabalho docente, de modo que o principal desafio é superar o descompasso que os problemas citados ocasionam para que o par ensino/aprendizado de modo crítico e analítico venha de fato, acontecer.
Abstract: The teaching of geography has changed significantly over time, especially regarding the didactic-pedagogical possibilities of its realization. This is largely due to a teaching based on the critical social theory of content, in which the teacher leaves the central position in the classroom and classroom, to assume the role of mediator and facilitator in the acquisition of (re) production. knowledge proposed in the school curriculum. Students are no longer mere spectators to give their opinions, participating in the learning process through their experiences and dialogue. Therefore, this work was designed to reflect on content, teaching practices, and moreover, the role that teachers and students play in geography classes today. The main objective of this is to analyze the theoretical-practical contradictions of the teaching of geography in light of the critical-social pedagogical tendency of the contents. Using as methodology, a review of the bibliography on the subject, with emphasis on the latest teaching trends. It also includes a field research with students and teachers from the city of São José da Tapera - AL, through the application of questionnaires. It can be concluded that at some points these so-called contemporary teaching practices align with the proposed objectives and teaching becomes critical and reflective. On the other hand, this process sometimes contrasts with a traditional educational system with regard to teacher education, teaching methodologies, assessment systems, etc. Thus, there is much to be done, especially due to the lack of structure and appreciation of the teaching work, so that the main challenge is to overcome the mismatch that the aforementioned problems cause so that the critical and analytical teaching learning pair actually comes, to happen.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Geografia escolar
Práticas de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SANTOS, José Eliel Barbosa dos. Tendências contemporâneas no ensino de geografia; por um aprendizado crítico e significativo. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7586
Data do documento: 2-out-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tendências contemporâneas no ensino de geografia; por um aprendizado crítico e significativo.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.