06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.creatorVieira, Luana Ventura-
dc.date.accessioned2021-02-19T16:06:59Z-
dc.date.available2021-02-19-
dc.date.available2021-02-19T16:06:59Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationVIEIRA, Luana Ventura. A afetividade e as configurações familiares na perspectiva de crianças participantes do projeto Transformar. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7585-
dc.description.abstractThe present work addresses the children's perspective regarding Family configurations and affectivity, from the context they are inserted. This study is configured as a qualitative research, characterized as a case study. The research was carried out with 10 children participating in the project Transformar, of the Nossa Senhora do Rosário Association in Delmiro Gouveia - AL, a location with greater economic vulnerability. The study aims to analyze children's affective feelings through drawings and the way they react with the new family configurations. Theoretical support included Ariès (1981), Priore (2010), Gil (2008), Dessen and Polonia (2007), Oliveira (2011), Pizzi (2012), and other authors who were instrumental in understanding the aspects family history and child development through family affectivity. The work highlights the new family models, the role of affectivity in the child's development and the family influences on child learning. In view of the discussion and analysis of the drawings, workshops and letters, it is concluded that affection is a precursor to the construction of children's identity, and that new family configurations are treated naturally, as some of them are already part of the children's daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectConfiguração familiarpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA afetividade e as configurações familiares na perspectiva de crianças participantes do projeto Transformarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a perspectiva de crianças referente as configurações familiares e a afetividade, a partir do contexto que estão inseridas. Este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, caracterizando- se como estudo de caso. A pesquisa foi realizada com 10 crianças participantes do projeto Transformar da Associação Nossa Senhora do Rosário em Delmiro Gouveia-AL, uma localidade com maior vulnerabilidade econômica. O estudo tem por objetivo analisar os sentimentos afetivos das crianças por meio dos desenhos e a forma que estas reagem com as novas configurações familiares. No suporte teórico contou-se com Ariès (1981), Priore (2010), Gil (2012), Dessen e Polonia (2007), Oliveira (2011), Pizzi (2008), e outros autores que foram fundamentais para a compreensão dos aspectos históricos da família e do desenvolvimento da criança mediante a afetividade familiar. O trabalho ressalta os novos modelos familiares, o papel da afetividade no desenvolvimento da criança e as influências familiares na aprendizagem infantil. Diante da discussão e das análises dos desenhos, oficinas e cartas conclui-se que a afetividade é percussora para a construção de identidade das crianças, e que as novas configurações familiares são tratadas com naturalidade, pois algumas delas já fazem parte do cotidiano das crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A afetividade e as configurações familiares na perspectiva de crianças participantes do projeto Transformar.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.