06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os personagens-escritores de Graciliano Ramos: o ser e fazer literários aos olhos de João Valério, Paulo Honório e Luís da Silva
Autor(es): Souza, Michely Rufino de
Primeiro Orientador: Cunha, Marcos Alexandre de Morais
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fábia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Ferreira da
Resumo: O alagoano Graciliano Ramos é um dos grandes escritores da literatura brasileira. Dentre várias obras que escreveu há três romances regionalistas, os quais são trabalhados aqui, quais sejam, Caetés (1975a), São Bernardo (1983) e Angústia (1947), que pertencem a Geração de 30, segunda fase do movimento artístico Modernismo. Posto isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os personagens protagonistas desses três romances, a saber, João Valério, Paulo Honório e Luís da Silva, respectivamente. Tenciona-se com isso identificar a ideia do que é literatura e fazer literário detida por esses personagens, tendo em vista que Graciliano, utilizando-se do recurso da metalinguagem, ou seja, falando da arte dentro dela mesmo, os construir de forma a atribuí-los o ofício de escritor, que como tais almejam produzir uma obra literária, o que nesse processo acabam expondo o que pensam da literatura e de sua produção. Nesses termos, para realizar tal intento, traz-se o movimento artístico a que essas obras pertencem, o que inclui características e contexto de surgimento. Graciliano e seu habitus ou seja, a internalização de crenças, hábitos, modos de vida da sociedade, bem como a Roda de Maceió, campo literário do qual fez parte e que sendo um espaço de poder o fez ascender como escritor, também são trabalhados, o que permitiu identificar as ideias do ser e fazer literários detida por ele mesmo, ideias essas que reverberam nas de seus personagens, principalmente no que diz respeito a “secura” da escrita. Destarte, após a análise, mostra-se que esses personagens-escritores graciliânicos nada mais são do que seus alter egos, ou seja, uma versão do próprio autor, o que significa dizer que, além de outras coisas, refletem suas ideias literárias. Dado o exposto, a metodologia é biográfica analítica e documental, e utiliza-se em especial os escritos de Graciliano Ramos. Para baseamento deste trabalho, usa-se como principais referências os seguintes autores: Coutinho (2004), Bosi (2006), Bourdieu (1996, 2007, 2009), Candido (1980), Lessa (2014), Silva (2011), Marques (2017), Fausto (2012), Rocha (2014) e Miceli (2001).
Abstract: The Alagoan Graciliano Ramos is one of the great writers of Brazilian literature. Among several works he wrote there are three regionalist novels, which are worked on here, namely, Caetés (1975a), São Bernardo (1983) and Angústia (1947), which he owns to Geração de 30, second phase of the Modernism artistic movement. That said, the present work aims to analyze the main characters of these three novels, a saber, João Valério, Paulo Honório and Luís da Silva, respectively. It is intended with this to identify the idea of what literature is and make literary held by these characters, considering that Graciliano, using the resource of metalanguage, that is, speaking of art within itself, to construct them in a way that atributes them the profession of writer, who as such aim to produce a literary work, which in the process end up exposing what they think of literature and its production. In these terms, to carry out such an attempt, the artistic movement to which these works belong is brought, which includes characteristics and context of emergence. Graciliano and his habitus, that is, the internalization of society's beliefs, habits, ways of life, as well as Roda de Maceió, a literary field of which he was a part and that being a space of power made him rise as a writer, are also worked on, which it allowed to identify the ideas of being and make literary ones held by himself, ideas that reverberate in those of his characters, mainly with regard to the “dryness” of writing. Thus, after analysis, it is shown that these gracilean characters-writers are nothing more than their alter egos, that is, a version of the author himself, which means that, in addition to other things, they reflect his literary ideas. Given the above, the methodology is biographical analytical and documentary, and the writings of Graciliano Ramos are used in particular. To base this work, the following authors are used as main references: Coutinho (2004), Bosi (2006), Bourdieu (1996, 2007, 2009), Candido (1980), Lessa (2014), Silva (2011), Marques (2017), Fausto (2012), Rocha (2014) and Miceli (2001).
Palavras-chave: Literatura brasileira
Modernismo
Análise de personagens
Regionalismo
Ramos, Graciliano, 1892-1953
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SOUZA, Michely Rufino de. Os personagens-escritores de Graciliano Ramos: o ser e fazer literários aos olhos de João Valério, Paulo Honório e Luís da Silva. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7584
Data do documento: 9-jun-2020
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