00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7579
Tipo: Especialização
Título: Educomunicação como metodologia ativa na formação de professores do ensino médio
Autor(es): Verçoza, Fabiana Maria Da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Carmem Lúcia de Araújo Paiva
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Yara Pereira da Costa e Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Gilson Oliveira dos
Resumo: A Educomunicação se caracteriza como uma metodologia ativa, capaz de tornar uma aprendizagem mais significativa para os aprendizes e professores, no que diz respeito à formação de protagonistas estudantis. No Brasil, Paulo Freire e Mário Káplum foram os estudiosos que se destacaram sobre o reconhecimento da inter-relação entre a educação e comunicação, consideradas componentes indispensáveis na construção do conhecimento sistematizado. Este trabalho teve como objetivo verificar de que modo os professores da Rede Estadual de Educação de Alagoas percebem o uso da Educomunicação na prática pedagógica em sala de aula, a fim de observar quais os principais resultados da aplicação dessa metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem. O estudo envolveu 15 professores da rede pública de ensino, os quais participaram de uma formação em Educomunicação promovida pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC), que tinha o intuito de fazer com que cada um aprendesse os aspectos dessa metodologia ativa através da experimentação de recursos tecnológicos para aplicação em sala de aula. O principal resultado disso, de acordo com os professores, foi o estabelecimento de aulas menos expositivas e mais experimentais, com uma participação mais ativa dos estudantes.
Abstract: Educommunication is characterized as an active methodology, capable of making learning more meaningful for learners and teachers, with regard to the training of student protagonists.In Brazil, Paulo Freire and Mário Káplum were the scholars who stood out on the recognition of the interrelationship between education and communication, considered essential components in the construction of systematized knowledge. This work aimed to verify how the teachers of the State Education Network of Alagoas perceive the use of Educommunication in the pedagogical practice in the classroom, in order to observe what are the main results of the application of this active methodology in the teaching and learning processes. The study involved 15 teachers from the public school system, who participated in a training in Educommunication promoted by the State Department of Education of Alagoas (SEDUC), which had the intention of making each one learn the aspects of this active methodology through the experimentation of technological resources for application in the classroom. The main result of this, according to the teachers, was the establishment of less expository and more experimental classes, with a more active participation of students.
Palavras-chave: Educomunicação
Tecnologias Digitais
Aprendizagem Significativa
Protagonismo Estudantil
Educommunication
Digital Technologies
Student Protagonism
Meaningful Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: VERÇOZA, Fabiana Maria da Silva. Educomunicação como metodologia ativa na formação de professores do ensino médio. 2020. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7579
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educomunicação como metodologia ativa na formação continuada de professores do ensino médio.pdf462.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.