06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255535640681913pt_BR
dc.contributor.referee1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee2Silva, Beatriz Araújo da-
dc.creatorAlves, Nadjane-
dc.date.accessioned2021-02-17T17:51:44Z-
dc.date.available2021-02-17-
dc.date.available2021-02-17T17:51:44Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationALVES, Nadjane. A afetividade como elemento crucial no processo de ensino aprendizagem de crianças em uma casa de passagem de Paulo Afonso - BA. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7577-
dc.description.abstractThe present study aims to bring to reflection the relevance of affectivity in the process of teaching-learning and training of the subject, specifically in a non-school space unit located in the city of Paulo Afonso-BA, a passage house. We live in a generation where little is heard about affection, but a generation in need of it is noticeable in the eyes, in speech, in gestures and when we encounter diferente situations in social spaces we realize how much care is essential when touching the other. The work had a previous research about the dialogue between affectivity and education, about passage houses and the influence of affectivity in the subject's social development process, having as main references the theorists Henri Wallon (1986), Vigotsky (1998 and 2014) and Paulo Freire (2002). An interview was also carried out with the psychologist and pedagogue working in the crossing house from which the research originated. It is important to emphasize the effectiveness of promoting an affectionate space that embraces the subjects with their luggage, ensuring the development and construction of their knowledge, meeting their needs in general. To work with love is to go beyond just transferring knowledge, it is giving oneself, it is breaking the barriers of arrogance and cultivating hope in favor of dreams.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectCasa de passagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA afetividade como elemento crucial no processo de ensino aprendizagem de crianças em uma casa de passagem de Paulo Afonso - BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como finalidade trazer à reflexão a relevância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e formação do sujeito, em específico numa unidade de espaço não-escolar situada na cidade de Paulo Afonso-BA, uma casa de passagem. Vivemos em uma geração onde pouco se ouve falar de afeto, porém uma geração carente deste, é perceptível nos olhos, na fala, nos gestos e quando nos deparamos com diferentes situações em espaços sociais nos damos conta o quanto é imprescindível o cuidado ao tocar o outro. O trabalho contou com uma pesquisa prévia sobre o diálogo entre afetividade e educação, sobre casas de passagem e a influência da afetividade no processo de desenvolvimento social do sujeito, tendo como principais referências os teóricos Henri Wallon (1986), Vigotsky (1998 e 2014) e Paulo Freire (2002). Foi realizada também uma entrevista com a psicóloga e a pedagoga atuantes na casa de passagem de onde originou-se a pesquisa. É importante frisar a eficácia de se promover um espaço afetuoso que abrace os sujeitos com suas bagagens, garantindo o desenvolvimento e construção de seu conhecimento atendendo às suas necessidades em geral. Trabalhar com amor é ir além de apenas transferir conhecimento, é doar-se, é romper as barreiras da arrogância e cultivar esperança em favor dos sonhos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.