06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Vilela, Cristiano das Neves-
dc.creatorSilva, Suzana Alves da-
dc.date.accessioned2021-02-12T14:28:49Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2021-02-12T14:28:49Z-
dc.date.issued2021-01-19-
dc.identifier.citationSILVA, Suzana Alves da. Inclusão de alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7569-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper presents an exploratory research based on bibliographic surveys, in which some articles, theses, books were selected that bring clarifications, discussions and questions, with the general objective of understanding pedagogical teaching practices for student development with visual impairment in the regular classroom of regular education. Therefore, the following specific objectives were outlined: to describe the characteristics of visual impairment; understand the role of the school and the teacher regarding the education of students in the same educational space; show accessible communication tools that could be adapted to the curriculum. The main authors supporting this study are: OCHAÍTA and ESPINOSA (2004), who discuss the concepts of visual impairment; FREIRE (1996) and PERRENOUD (2000) when discussing the role of the teacher and teaching practices; MENDES (2014), when bringing Vygotsky's ideas regarding defectology studies; KISHIMOTO (2010) with regard to the importance of play; BRUNO and MOTA (2001) when reporting the subjects' relationships regarding games and play; CAIADO (2006) that emphasizes the importance of political commitment in relation to inclusion; Gil (2000) addresses adapted instruments and the daily life program. Also considered are documents such as: LDB National Education Guidelines and Bases Law (2017); Common Base National Curriculum BNCC (2017); National Curriculum Reference for Early Childhood Education RECNEI (1988), which deal with people's rights as citizens. The study enabled us to understand that the inclusion practices will depend on social, political and educational conditions, being essential the teacher's work together with the collaboration of the entire school team, the family, society and the subject himself.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectAdaptação curricularpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleInclusão de alunos com deficiência visual: um estudo bibliográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa exploratória a partir de levantamentos bibliográficos, nos quais foram selecionados alguns artigos, teses, livros que trazem esclarecimentos, discussões e questionamentos, com o objetivo geral de compreender práticas pedagógicas de ensino para o desenvolvimento do aluno com deficiência visual na sala de aula comum do ensino regular. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever as características da deficiência visual; compreender o papel da escola e do professor quanto a educação dos alunos no mesmo espaço educacional; mostrar ferramentas de comunicação acessíveis, que poderiam ser adaptadas ao currículo. Os principais autores que embasam este estudo são: OCHAÍTA e ESPINOSA (2004), que discorrem sobre os conceitos da deficiência visual; FREIRE (1996) e PERRENOUD (2000) quando discutem o papel do professor e práticas docentes; MENDES (2014), ao trazer as ideias de Vygotsky no que diz respeito aos estudos de defectologia; KISHIMOTO (2010) no que se refere à importância das brincadeiras; BRUNO e MOTA (2001) ao relatarem as relações dos sujeitos quanto aos jogos e brincadeiras; CAIADO (2006) que ressalta a importância do comprometimento político em relação à inclusão; GIL (2000) aborda instrumentos adaptados e sobre o programa de vida diária. São considerados também documentos como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (2017); Base Nacional Comum Curricular BNCC (2017); Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil RECNEI (1988), os quais tratam dos direitos das pessoas enquanto cidadãos. O estudo nos possibilitou a compreensão de que as práticas de inclusão dependerão das condições sociais, políticas e educacionais, sendo essencial o trabalho do professor juntamente com a colaboração de toda a equipe escolar, da família, sociedade e do próprio sujeito.pt_BR
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