06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Cristiano das Neves-
dc.contributor.referee2Moraes, Flávio Augusto de Aguiar-
dc.creatorSilva, Jaciara Aparecida Bezerra da-
dc.date.accessioned2021-02-12T14:03:07Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2021-02-12T14:03:07Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Jaciara Aparecida Bezerra da. A educação não formal no MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças) em Delmiro Gouveia - AL. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7568-
dc.description.abstractThe on-screen study aims to analyze the importance of non-formal education, in the context of socio-educational practices of the MAC (movement of adolescents and children), in the city of Delmiro Gouveia - AL. This institution welcomes children and adolescents with social vulnerability at different levels and situations. We try to understand MAC's work methodology, through in locus visits, cutting out aspects about playfulness, theater, painting and games. One of the institution's objectives is to take children off the streets, distancing them from their proximity to drugs, alcoholism, exploitation and sexual abuse. It has a strong appeal to the defense of rights among children and adolescents, guiding practices that take into account the total development of the human person (respect for dignity, defense of the May environment, citizen formation, social inclusion, family and school), giving voice and turn to the child and adolescent as subjects of law. The institution works with projects that impact the lives of children and adolescents in a positive way, providing experiences that are present in their personal and social lives. Our objective with this study was to better understand the non- formal education pedagogy of the MAC, its potentialities and limits, in the scope of the projects it develops, in the city of Delmiro Gouveia. The study aims at analyzing MAC's work perspective, guided by the Ver, Julgar, Agir and Celebrar method, as a transformative and pedagogical social practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMovimento de Adolescentes e Crianças - MACpt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA educação não formal no MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças) em Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo em tela tem como objetivo analisar a importância da educação não formal, no âmbito de práticas socioeducativas do MAC (movimento de adolescentes e crianças), na cidade de Delmiro Gouveia – AL. Esta instituição acolhe crianças e adolescentes com vulnerabilidade social em diferente níveis e situação. Buscamos compreender a metodologia de trabalho do MAC, através de visitas in locus, recortando aspectos sobre ludicidade, teatro, pintura e brincadeiras. Um dos objetivos da instituição é tirar crianças das ruas, distanciando-os da proximidade com as drogas, alcoolismo, exploração e abuso sexual. Tem um forte apelo à defesa dos direitos entre crianças e adolescentes, norteando práticas que leve em consideração o desenvolvimento total da pessoa humana (respeito à dignidade, defesa do maio ambiente, formação cidadã, inclusão social, família e escola), dando voz e vez à criança e ao adolescente, enquanto sujeitos de direito. A instituição trabalha com projetos que traz impactos na vida de crianças e adolescentes, de modo positivo, oportunizando experiências que se fazem presentes na vida pessoal e social dos mesmos. Nosso objetivo com este estudo foi compreender melhor a pedagogia de educação não formal do MAC, suas potencialidades e limites, no âmbitos dos projetos que desenvolve, na cidade de Delmiro Gouveia. O estudo busca analisar a perspectiva de trabalho do MAC, pautada pelo método Ver, Julgar, Agir e Celebrar, enquanto prática social transformadora e pedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação não formal no MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças) em Delmiro Gouveia – AL.pdf3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.