06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.creatorSantos, Alex Abel dos-
dc.date.accessioned2021-02-12T13:43:28Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2021-02-12T13:43:28Z-
dc.date.issued2021-01-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Alex Abel. Ensino de matemática nos anos iniciais: uma análise da base nacional comum curricular (BNCC) na perspectiva contextualizada. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7567-
dc.description.abstractBearing in mind that the teaching of mathematics related to elements present in reality is fundamental for meaningful learning, this work is developed aiming to understand the role of contextualization in the process of teaching mathematics in the early years of elementary school, in order to investigate which are the contextualization indications that the National Common Curricular Base (BNCC) presents to support the development of mathematics teaching plans in the early years. Methodologically, the research was carried out in a qualitative way from a documentary analysis of the BNCC, considering four analytical categories. Among the results, we found that this document presents the idea of everyday life as a fundamental means for the development of situations that gives meaning to learning and leads to an understanding of reality. The term context is understood in multiple perspectives, for the development of teaching proposals in which the contents are approached in a way, considering students' experiences and experiences, realizing diversity, collaborating for participation, stimulating curiosity, critical and reflective thinking. Although the Base considers the different scenarios, valuing the students' everyday situations to foster a teaching of mathematics connected to real life, there is a need to explain suggestions on how institutions could develop their curricular proposals with such purpose in an expanded bias, providing teaching committed to the social transformation of students, making it possible to recognize themselves as subjects capable of transforming the world and themselves.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular – BNCCpt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEnsino de matemática nos anos iniciais uma análise da base nacional comum curricular (BNCC) na perspectiva contextualizadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que o ensino da matemática relacionado a elementos presentes na realidade é fundamental para uma aprendizagem significativa, este trabalho se desenvolve visando compreender o papel da contextualização no processo de ensino da matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a investigar quais são os indicativos de contextualização que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta para subsidiar a elaboração de planejamentos de ensino da matemática dos anos iniciais. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada de maneira qualitativa a partir de uma análise documental da BNCC, tendo em vista quatro categorias analíticas. Dentre os resultados, verificamos que este documento apresenta a ideia de cotidiano como um meio fundamental para o desenvolvimento de situações que dá sentido à aprendizagem e conduz a compreensão da realidade. O termo contexto é compreendido em múltiplas perspectivas, para o desenvolvimento de propostas de ensino em que os conteúdos sejam abordados de forma, considerando experiências e vivências dos alunos, percebendo a diversidade, colaborando para participação, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e reflexivo. Embora a Base considere os diferentes cenários, valorizando as situações do cotidiano dos alunos para fomentar um ensino da matemática conectado a vida real, há a necessidade de explanação de sugestões de como as instituições poderiam desenvolver suas propostas curriculares com tal finalidade num viés ampliado, provendo um ensino comprometido com a transformação social dos alunos, possibilitando reconhecer-se como sujeitos capazes de transformar o mundo e a si mesmos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.