00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jorge Luiz Lopes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4834230452813768pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco Júnior, Wilmo Ernesto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813504265082078pt_BR
dc.creatorCorreia, Jose Wellington da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4431284812955152pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T01:03:38Z-
dc.date.available2021-02-03-
dc.date.available2021-02-11T01:03:38Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.identifier.citationCORREIA, José Wellington da Silva. Usina ciência: o que sabemos sobre o funcionamento do "Biologando" dentro do espaço não formal. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7557-
dc.description.abstractNonformal teaching spaces are often cited in the literature as great allies for Dissemination, Literacy and Scientific Literacy. Being personified by Museums, Science Centers, Botanical Gardens, Parks and similar places they fulfill the roles that are found through mediated / guided tours, addressed or shows. These mediations and other activities are recognized for their accessible language, interactivity and promote reflection so that the knowledge built is associated in daily life. In Maceió-Al there are spaces of this type, among them at Usina Ciência, a Science Center, which makes it possible for schools and the public to visit to assess mediations on the themes: Biology, Chemistry, Physics and Astronomy. In the Biological Sciences Degree course, Supervised Internship 1 takes place, among other spaces, in the Biology sector of the Usina Ciência, called Biologando. Throughout the Supervised Internship 1 monitoring, the question arose as to how this sector was playing its role in Dissemination and Scientific Literacy and how it acted in the initial training of educators and hence the objective of analyzing and relating as contributions of Biologando as a nonformal space and also in the initial training of Science and Biology teachers. To verify this questioning, two resources were used, an observation of the Supervised Internship 1 discipline and application of questionnaires with the 24 students of the discipline who worked at Usina Ciência and the 2 mediators of the non-formal space who collaborated, also answering a questionnaire. The results obtained from the analyzes showed that there may be flaws in the current mechanics of mediation with Biologando as a non-formal space, but that, if first compared with the previous functioning of this space, there was a noticeable improvement. It was also observed that the trainees developed a critical and respectful view of the non-formal space and its use in their teaching practice. There are still improvements in the dynamics of development, but it is possible to say that Biologando has been fulfilling its social role and providing a great service in the training of the future generation of Science and Biology teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaço não formal de ensinopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectUsina ciência (centro de ciência) - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectBiologia - formação de professorespt_BR
dc.subjectNonformal spacept_BR
dc.subjectScientific divulgationpt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleUsina ciência:o que sabemos sobre o funcionamento do "Biologando" dentro do espaço não formalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEspaços não formais de ensino são muito citados na literatura como grandes aliados da Divulgação, Alfabetização e Letramento Científico. Sendo personificados pelos Museus, Centros de Ciência, Jardins Botânicos, Parques e locais similares eles cumprem os papeis que lhes são atribuídos através de visitas mediadas/guiadas, exposições ou shows. Essas mediações e demais atividades são reconhecidas pela sua linguagem acessível, interatividade e promoverem a reflexão para que o conhecimento construído seja associado no cotidiano. Em Maceió-Al existem espaços desse tipo dentre eles a Usina Ciência, um Centro de Ciência, que disponibiliza a visita de escolas e do público para a apreciação de mediações nas temáticas: Biologia, Química, Física e Astronomia. No curso de Licenciatura em Ciências Biológicas o Estágio Supervisionado 1 é realizado, dentre outros espaços, no setor de Biologia da Usina Ciência, chamado de Biologando. Ao longo da monitoria de Estágio Supervisionado 1 surgiu o questionamento de como esse setor estava desempenhado seu papel na Divulgação e Letramento Científico e como atuava na formação inicial de educadores e daí o objetivo de analisar e relatar as contribuições do Biologando como espaço não formal e também na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Para verificar esse questionamento foram utilizados dois recursos, a observação da disciplina de Estágio Supervisionado 1 e aplicação de questionários com os 24 estudantes da disciplina que atuaram na Usina Ciência e dos 2 mediadores do espaço não formal que colaboraram respondendo, também, um questionário. Os resultados obtidos das análises demonstraram que podem existir falhas na mecânica atual da mediação com do Biologando como espaço não formal, mas, que se forem comparadas com o funcionamento anterior desse espaço, houve uma notória melhoria. Também foi observado que os estagiários desenvolveram um olhar critico e respeitoso em relação ao espaço não formal e seu uso em sua prática docente. Ainda existem melhorias na dinâmica de desenvolvimento, mas é possível afirmar que o Biologando vem cumprindo com seu papel social e prestando um grande serviço na formação da futura geração de professores de Ciências e Biologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Usina ciência - o que sabemos sobre o funcionamento do Biologando dentro do espaço não formal.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.