06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Das políticas de educação especial às ações inclusivas em uma escola na zona rural do município de Água Branca - Alagoas
Autor(es): Torres, Manuela Ribeiro
Primeiro Orientador: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação das políticas de Educação Especial e as ações inclusivas em uma escola municipal da zona rural de Água Branca – AL, com ênfase na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), que atualmente é vigente no país. O referencial teórico e metodológico adota a perspectiva da teoria da atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016), que abrange os elementos dos contextos situados, contextos materiais e culturas profissionais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, desenvolvida através de observação, questionário e análise documental. No percurso deste estudo identificamos pontos que favorecem e outros que prejudicam a atuação das políticas na escola. Dentre os pontos positivos estão: a formação e a experiência docente e em gestão das participantes entrevistadas; e, a garantia da matrícula em classe comum e na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) para os alunos do público-alvo da Educação Especial (PAEE). Já, alguns dos pontos negativos são: falta de acessibilidade arquitetônica; pouca articulação entre as professoras no que se refere ao planejamento; ausência de um plano sistemático e permanente de formação continuada; oferta limitada de materiais e recursos didáticos; entre outros. Diante disso, compreendemos que para atuar com as políticas devemos, sobretudo, considerar as especificidades educacionais de cada localidade e as limitações que o espaço nos proporciona. Portanto, as políticas de Educação Especial devem ser interpretadas e traduzidas na realidade escolar para que a instituição tenha êxito nas ações inclusivas, e, para que de fato, garanta o direito à educação a todos.
Abstract: This research aims to analyze the performance of Special Education policies and inclusive actions in a municipal school in the rural area of Água Branca - AL, with emphasis on the National Special Education Policy from the perspective of Inclusive Education (PNEEPEI), which is currently in force in the country. The theoretical and methodological framework adopts the perspective of the theory of performance (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016), which covers the elements of situated contexts, material contexts and professional cultures. The research has a qualitative approach, developed through observation, questionnaire and document analysis. In the course of this study, we identified points that favor and others that hinder the performance of policies at school. Among the positive points are: the training and teaching and management experience of the interviewed participants; and, the guarantee of enrollment in common class and in the Multifunctional Resource Room (SRM) for students of the Special Education target audience (PAEE). Some of the negative points are: lack of architectural accessibility; little articulation between teachers with regard to planning; absence of a systematic and permanent plan for continuing education; limited supply of teaching materials and resources; among others. Thereby, we understand that in order to act with policies, we must, above all, consider the educational specificities of each location and the limitations that space provides us. Therefore, Special Education policies must be interpreted and translated into the school reality for the institution to be successful in inclusive actions, and, in fact, to guarantee the right to education for all.
Palavras-chave: Educação especial
Políticas educacionais
Ensino fundamental
Inclusão
Água Branca - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: TORRES, Manuela Ribeiro. Das políticas de educação especial às ações inclusivas em uma escola na zona rural do município de Água Branca - Alagoas. 2020. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7539
Data do documento: 20-out-2020
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