00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7537
Tipo: Dissertação
Título: O Programa de Educação Integrada (PEI) do Mobral no sertão alagoano: a história narrada pelos sujeitos "anônimos"
Título(s) alternativo(s): The Integrated Education Program (PEI) by Mobral ofthe Sertão of Alagoas: the story narrated by anonymous subjects
Autor(es): Torres, Andresso Marques
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Paiva, Jane
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender, por meio das memórias dos sujeitos sertanejos, como as ações de continuidade da escolarização implementadas pelo Mobral/Programa de Educação Integrada (PEI), contribuíram, ou não, para a construção de percursos de permanência escolar. Situa-se em um dos sertões alagoano, especificamente, na cidade de Santana do Ipanema, no período de 1973 a 1985 - época de criação e extinção do Programa, respectivamente, e insere-se no contexto dos estudos que vêm sendo realizados pelo Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja) sobre a história da Educação de Adultos e de Jovens e Adultos (EDA/EJA) no Estado de Alagoas. Parte da seguinte problematização: Até que ponto o Programa de Educação Integrada (PEI) do Mobral, enquanto possibilidade de continuidade da escolarização, contribuiu para a permanência escolar dos sujeitos sertanejos? Na tentativa de “responder” à questão elencada e “alcançar” o objetivo proposto, apoiamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da História oral, tendo como técnica de coleta de dados as entrevistas com enfoque temático, que se constituíram nas fontes orais, enfatizando as narrativas memorialísticas, além dos documentos pertencentes aos órgãos oficiais locais e ao acervo digital do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos (Cremeja) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). As narrativas dos sujeitos mostraram que o PEI permitiu a continuidade da escolaridade, mas que não garantiu a permanência noutros níveis escolares – a pós-permanência-, e que a construção dos percursos escolares desafiou uma ordem social injusta, que buscava conformá-los a uma naturalização da realidade sertaneja.
Abstract: This dissertation aims to comprehend, through the memories of “sertanejo” subjects, how the continuity of schooling implemented by Mobral/Integrated Education Program (PEI) contributed or not to the construction of possibilities of school permanence. This study focus on one of the sertão of Alagoas, specifically in the city of Santana do Ipanema, from 1973 to 1985 – time of creation and extinction of the Program, respectively, and itis inserted in the context of studies being carried out by the Multidisciplinary Research Group on Youth and Adult Education (Multieja) about the history of Adult and Youth and Adult Education (EDA/EJA) in the State of Alagoas. It asks about the following problematization: To what extent has Mobral's Integrated Education Program (PEI), as a possibility of continuity of schooling, contributed to the permanence in school of “sertanejo” subjects? In the attempt to "answer" this question and "achieve" the proposed goal, we rely on the theoretical-methodological assumptions of oral history, having as a data collection technique the interviews on the present topic, which are constituted of oral data, emphasizing memorial narratives, in addition to documents belonging to local official agencies and the digital collection of the Center of Reference and Memory of Popular Education and Youth and Adult Education (Cremeja) of the Rio de Janeiro State University (Uerj). The subjects' narratives revealed that the PEI allowed the continuity of schooling, but did not guarantee the permanence in other school levels – the post-permanence–, and that the construction of the study paths challenged an unfair social order, which sought to conform and naturalize them to the sertão reality.
Palavras-chave: Memória
História da educação - Alagoas
Mobral
Programa de Educação Integrada (PEI)
Permanência escolar
Educação de jovens e adultos
Integrated Education Program
School Permanence
Memory
Sertão of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: TORRES, Andresso Marques. o Programa de Educação Integrada (PEI) do mobral no sertão alagoano: a história narrada pelos sujeitos "anônimos". 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7537
Data do documento: 17-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.