00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7533
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
Título(s) alternativo(s): Relevance of the Pedagogical Residence Program in training physical education teachers: a student view
Autor(es): Silva, Elias de Souza
Primeiro Orientador: Silva, Maria Elizabete de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, José Samuel
Resumo: O presente estudo teve por objetivo verificar e analisar qual importância e quais as contribuições da Residência Pedagógica (RP) na formação do graduando de Educação Física - Licenciatura - Ufal a partir das experiências obtidas pelos residentes nas escolas da rede pública de ensino da cidade de Maceió - AL. Este programa integra a política nacional de formação de professores, e busca introduzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade do seu curso. A amostra foi composta de 20 residentes (80 % da população), sendo oito do sexo masculino e doze do sexo feminino. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Os resultados apontam que os entrevistados analisam a experiência da RP como muito importante para sua formação acadêmica, entre as contribuições identificadas foram citadas o desenvolvimento da profissão docente; adaptação e conscientização das condições de trabalho; desenvolvimento da reflexão acerca da prática docente; articulação entre teoria e prática; desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagem, e, autonomia em sua prática. Considerando a importância e as contribuições do Programa Residência Pedagógica, achados deste estudo, concluímos que este necessita ser solidificado como parte não obrigatória nos cursos de Educação Física – Licenciatura, bem como política de formação continuada dos professores da rede de ensino.
Abstract: The present study aimed to verify and analyze the importance and the contributions of the Pedagogical Residency (RP) in the formation of the Physical Education undergraduate - Licenciatura - Ufal from the experiences obtained by the residents of public schools in the city of Maceió - AL. This program is part of the national policy of teacher training, and seeks to introduce the improvement of practical training in undergraduate courses, promoting the immersion of the student in the basic education school from the second half of its course. The sample consisted of 20 residents (80% of the population), eight male and twelve female. The instrument used for data collection was a semi-structured questionnaire. The results show that the interviewees analyze the experience of PR as important for their academic formation, among the identified contributions were mentioned the development and appreciation of the teaching profession; adaptation and awareness of working conditions; development of reflection on teaching practice; development of new teaching and learning methodologies and autonomy in their practice. Considering the importance and contributions of the Pedagogical Residency Program, we conclude that it needs to be solidified as a non-mandatory part in Physical Education courses - Licenciatura, as well as a policy of continuing education for teachers in the education network.
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Formação docente
Educação física
Professores
Pedagogical Residence
Teacher training
Physical education
Teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Elias de Souza. Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7533
Data do documento: 14-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.