Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7532
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino da dança na educação física escolar: representações dos alunos do ensino fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of dance in physical school education: representations of elementar school students II |
Autor(es): | Almeida, Amanda Maria de Medeiros |
Primeiro Orientador: | Deus, Adriane de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santiago, Leonéa Vitoria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maia Filho, Humberto Jorge de Souza |
Resumo: | O referido artigo aborda a questão da dança no ambiente escolar e tem como objetivo conhecer e analisar as representações dos alunos sobre as aulas de dança na disciplina de Educação Física, procurando dessa maneira reflexões para a construção de conhecimento para os alunos. A problematização foi norteada pela seguinte pergunta: Quais as representações dos alunos sobre o conteúdo dança nas aulas de educação física? A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Grupo estudado foram alunos de uma escola particular da cidade de Maceió. O instrumento para a coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada e a análise de dados se deu a partir da análise de conteúdos. Conclui-se que o ensino da dança nas aulas de Educação Física é uma forma de ensinar através da arte, socializar e desenvolver novos conhecimentos através da diversidade de ritmos, além das danças culturais brasileiras o pop, hip hop e o funk se destacavam como as preferidas entre os entrevistados. A dança traz de volta a essência desses alunos através dos movimentos. |
Abstract: | This article addresses the issue of dance in the school environment and aims to know and analyze the representations of students about dance classes in the discipline of Physical Education, thus seeking reflections for the construction of knowledge for students. The problematization was guided by the following question: What are the representations of students about dance content in physical education classes? The methodology used was qualitative in nature. Group studied were students of a private school in the city of Maceió. The instrument for data collection was semi-structured interviews and data analysis was based on content analysis. It is concluded that the teaching of dance in physical education classes is a way of teaching through art, socializing and developing new knowledge through the diversity of rhythms, in addition to Brazilian cultural dances, pop, hip hop and funk stood out as the favorite among the interviewees. Dance brings back the essence of these students through movements. |
Palavras-chave: | Dança Educação física Representações sociais Dance Physical education Social representation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física |
Citação: | ALMEIDA, Amanda Maria de Medeiros. O ensino da dança na educação física escolar: representações dos alunos do ensino fundamental II. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7532 |
Data do documento: | 26-jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da dança na educação física escolar - representações dos alunos do ensino fundamental II.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.