00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Carlos Alberto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035538916868812pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barreto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.creatorFeitosa, Ailton Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4745563103465410pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-01T16:03:01Z-
dc.date.available2021-01-29-
dc.date.available2021-02-01T16:03:01Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.identifier.citationFEITOSA, Ailton Moura. Realidade aumentada no ensino de física. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7521-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how Augmented Reality (AR) can contribute to the learning process in Physics classes, from the perspective of mobile learning from the content of atomic models. Through the studies in Coimbra; Cardoso and Mateus (2013), Grasselli; Gardelli (2014), Kenski (2013), Kirner (2007), Lemos (2017), Lévy (1993; 1999), Miranda (2007) and Moran (2001) we seek the theoretical foundation. In this perspective, we aim to reflect on the importance of mobile devices in Physics classes; to understand the learning difficulties in the content of atomic models of the discipline of Physics by high school students, to identify the possibilities of applications of AR in Physics classes; and to elaborate a didactic sequence proposal for physics teachers regarding the content of atomic models. The research is characterized as qualitative, in an exploratory approach based on Gil (2008), carried out in a state school in the city of Arapiraca-AL, in two classes of basic education, 9th grade and 4 th EJA period. The data were collected through semi-structured interviews, questionnaires,participant observation and AR activities; and as a method of analysis, it was based on studies by Bardin (2011). At the end of the research, we found that AR allows the development of interactive, contextualized and well-understood classes for the study of atomic models.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectModelos Atômicospt_BR
dc.subject.Augmented Realitypt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectAtomic Modelspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRealidade aumentada no ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeAugmented reality in physics teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar como a Realidade Aumentada (RA) pode contribuir no processo de aprendizagem nas aulas de Física, sob a perspectiva do mobile learning a partir do conteúdo de modelos atômicos. Mediante os estudos de Coimbra; Cardoso e Mateus (2013), Grasselli; Gardelli (2014), Kenski (2013), Kirner (2007), Lemos (2017), Lévy (1993;1999), Miranda (2007) e Moran (2001) buscamos a fundamentação teórica. Nessa perspectiva objetivamos refletir sobre a importância dos dispositivos móveis nas aulas de Física; compreender as dificuldades de aprendizagem no conteúdo de modelos atómicos da disciplina de Física pelos alunos do ensino médio, identificar as possibilidades de aplicações de RA nas aulas de Física; e elaborar uma proposta de sequência didática para professores de Física referente ao conteúdo de modelos atômicos. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, numa abordagem exploratória baseada em Gil (2008), realizada numa escola estadual na cidade de Arapiraca-AL, em duas turmas da educação básica, 9º ano e 4º período (3º ano do ensino médio) EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante e atividades de RA; e como método de análise baseou-se nos estudos de Bardin (2011). Ao final da pesquisa, constatamos que a RA permite desenvolver aulas interativas, contextualizadas e de boa compreensão para os estudos de modelos atômicos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Realidade aumentada no ensino de física.pdf4.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.