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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7510
Tipo: | Especialização |
Título: | Trabalho alienado e educação para o mercado: uma análise crítica |
Autor(es): | Silva, Camilla Rodrigues da |
Primeiro Orientador: | Santos Neto, Artur Bispo dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva , José Vicente Medeiros da |
Resumo: | O presente artigo pretende discutir o papel da Educação e do Trabalho dentro do sistema capitalista e como diverge no propósito da emancipação humana. Através da pesquisa bibliográfica, recorrendo à argumentação filosófica de Mészáros, pretende-se relacionar suas categorias com a realidade expressa no âmbito da educação profissionalizante constituída pela burguesia brasileira. A educação proposta para o proletariado está centrada no trabalho manual e na divisão social do trabalho, em que a alienação comparece como forma de reprodução sociedade capitalista, que tem como cerne a expropriação da classe trabalhadora dos meios de produção e subsistência, na intensificação da desigualdade socioeconômica, no desemprego, no individualismo e na alienação de sua existência. Nesse contexto a educação emerge como uma mercadoria servindo para intensificar a alienação e expropriação dos trabalhadores num tempo histórico pautado pelo enrijecimento das políticas sociais no setor público e pela valorização das privatizações que revelam os limites absolutos do sistema do capital. |
Abstract: | The present article intends to discuss the role of Education and Labor within the capitalist system and how it diverges in the purpose of human emancipation. Through the bibliographical research, using Mészáros's philosophical argument, it is intended to relate its categories to the reality expressed in the scope of professional education constituted by the Brazilian bourgeoisie. The proposed education for the proletariat is centered on manual labor and the social division of labor, in which alienation appears as a form of reproduction capitalist society, which has as its core the expropriation of the working class of the means of production and subsistence, in the intensification of inequality socioeconomic, unemployment, individualism and the alienation of their existence. In this context education emerges as a commodity serving to intensify the alienation and expropriation of workers in a historical time guided by the stiffening of social policies in the public sector and by the valorization of privatizations that reveal the absolute limits of the capital system. |
Palavras-chave: | Educação e trabalho Qualificação profissional Alienação Education and work Professional qualification Alienation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação |
Citação: | SILVA, Camilla Rodrigues da. Trabalho alienado e educação para o mercado: uma análise crítica. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7510 |
Data do documento: | 21-out-2017 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU |
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