00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7506
Tipo: Tese
Título: O antigo discurso do novo ensino médio na tela: memória e silenciamento
Título(s) alternativo(s): The old discourse of the new high scchool on the screen: memory and silencing
Autor(es): Santos, Lavoisier Almeida dos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Zandwais, Ana
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo, a partir da Análise do Discurso de filiação pecheutiana com interlocução teórica lukacsiana e bakhtiniana e, por isso, ancorada no materialismo histórico-dialético, analisar o discurso do Novo Ensino Médio transmitido à população brasileira por meio de propagandas governamentais, exibidas nos canais abertos da grande mídia televisiva do Brasil. Aponta-se, como resultado central da análise discursiva realizada neste trabalho, que o discurso do Novo Ensino Médio não é novo, ele já nasce velho, pois é a materialização do antigo discurso da educação dualista que endossa o projeto burguês para manutenção da sociedade de classes no Brasil. Esse antigo discurso do Novo Ensino Médio ativa, então, uma memória discursiva que nos remete a outras reformas educacionais que, em dados momentos da história brasileira, propuseram semelhante materialidade. Sendo assim, o discurso, em tela, constitui-se essencialmente como um discurso político que, se inscrevendo ideologicamente no modo de produção capitalista, tenta silenciar e harmonizar a luta de classes para manutenção do status quo do capital no Brasil, funcionando, dessa forma, como uma estratégia política das elites econômicas brasileiras para preservação do modelo de sociabilidade burguesa com a crescente exploração do trabalho pelo capital, do proletariado pela burguesia industrial/empresarial.
Abstract: The objective of this research is to analyze the discourse of the Brazilian New High School (Novo Ensino Médio) conveyed to the population through governmental advertisements. Those announcements are shown on mainstream free-to-air television channels in Brazil. This research is done based on the Peuchetian discourse analysis with a Lukacsian and Bakhtinian theoretical dialogue and, therefore, guided by historical-dialectical materialism. One of the central results that this dissertation points out is that the discourse of New High School is not new. It is already born old, because it is the materialization of the old discourse of dualist education that endorses the bourgeois project for the maintenance of class society in Brazil. Thus, the old discourse of the New High School triggers a discursive memory that refers us to other educational reforms that, in certain moments of Brazilian history, proposed a similar materiality. Consequently, this discourse is essentially a political discourse ideologically inscribed in the capitalist mode of production that tries to silence and harmonize the class struggle to maintain the status quo of capital in Brazil. So, it works as a political strategy of the Brazilian economic elites to preserve the bourgeois sociability model with the growing exploitation of labor by the capital, of the proletariat by the industrial/business bourgeoisie.
Palavras-chave: Novo ensino médio
Educação dual
Análise do discurso
New high school
Dual education
Discourse analysis
Subject
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SANTOS, Lavoisier Almeida dos. O antigo discurso do novo ensino médio na tela: memória e silenciamento. 2020. 181 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7506
Data do documento: 17-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O antigo discurso do novo ensino médio na tela - memória e silenciamento.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.