00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: A compreensão leitora entre alunos de 9º ano de uma escola pública da zona rural de Arapiraca: um trabalho sistemático enfatizando descritores de leitura do SAEB
Autor(es): Andrade, Maria José Batista de
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: O tema central deste trabalho relaciona-se à prática escolar da leitura e a motivação inicial da pesquisa foi a constatação do baixo nível de compreensão leitora dos alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da zona rural de Arapiraca, Alagoas. Com efeito, na qualidade de professora de Língua Portuguesa há mais de vinte anos, tanto em escolas particulares quanto em escolas públicas, vinha percebendo que nestas, os níveis de proficiência leitora dos estudantes têm sido, ao longo dos anos, cada vez mais preocupantes. Diante deste problema, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica que teve como objetivo desenvolver as habilidades necessárias ao incremento da compreensão leitora entre os referidos alunos. Trata-se, mais especificamente, de uma pesquisa-ação realizada ao longo do primeiro semestre de 2019 em duas turmas – 9o Ano A, com 33 alunos, no turno matutino e no 9o Ano B, com 29 alunos, no turno vespertino. O procedimento básico realizado foi a aplicação de experiências graduadas de leitura por meio de testes de compreensão leitora com questões de múltipla escolha (TCQME), seguido de sessões para a discussão dos resultados numa tentativa de se promover uma mediação entre os educandos e a professora pesquisadora, visando levar os alunos a refletirem sobre seus próprios desempenhos. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se na abordagem sociocognitiva da leitura com foco específico num componente do sistema cognitivo, a metacognição, cujos pressupostos teóricos são amplamente defendidos por Kleiman (2013), Silveira e Oliveira (2015); Cavalcante e Ribeiro (2017), Cruz (2007), entre outros; em cotejo com descritores de habilidade de leitura que compõem a Matriz de Referência em Língua Portuguesa utilizada pelo Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb). Foram aplicados quatro testes utilizando textos de gêneros diversificados e de tipologia variada. Os dados quantitativos (notas obtidas) foram analisados, receberam um tratamento estatístico e foram dispostos em quadros, bem como foram analisados e discutidos do ponto de vista qualitativo. Essas análises evidenciaram uma certa heterogeneidade no desempenho dos alunos, mas observamos um progresso considerável não só nos níveis de compreensão, mas também na atitude dos alunos participantes, que demonstraram interesse e boa vontade na realização das tarefas e nas discussões mediadas pela pesquisadora após a devolutiva dos testes. Diante dessas evidências, podemos inferir que boa parte do relativo sucesso até agora alcançado se deveu à rotina das atividades: os alunos participantes pareciam estar consideravelmente se beneficiando de uma prática sistemática de leitura. Entretanto, ao analisar os resultados em termos de notas, convém assinalar a existência de alunos que não conseguiram realizar as inferências necessárias para a leitura eficaz do texto. É importante relembrar que esses alunos chegaram ao 9o ano com defasagem em competências básicas de leitura, o que prejudicou seu desenvolvimento. Esses dados indicaram que, se a pesquisa interventiva tivesse se prolongado por mais tempo, provavelmente possibilitaria a eles maiores chances de sanarem suas deficiências em leitura.
Abstract: The central theme of this work is related to the school practice of reading and the initial motivation of the research was the verification of the low level of reading comprehension of the students of the 9th grade of Elementary School in a municipal public school in the rural area of Arapiraca, Alagoas. Indeed, as a Portuguese language teacher for more than twenty years, in private schools and in public schools, we realized that in these, the reading proficiency levels of students have been, over the years, increasingly worrying. In view of this problem, we present a proposal for pedagogical intervention that aimed to develop the necessary skills to increase reading comprehension among the referred students. More specifically, it is an action research carried out during the first and second semesters of 2019 in two classes - 9th grade A, with 33 students, in the morning shift and 9th grade B, with 29 students, in the afternoon shift. The basic procedure performed was the application of graduated reading experiences through tests of reading comprehension with multiple choice questions (TCQME), followed by sessions to discuss the results in an attempt to promote mediation between the students and the researcher teacher, aiming to lead students to reflect on their own performances. The theoretical foundation of the research is based on the socio-cognitive and metacognitive approach to reading, whose theoretical assumptions are widely defended by Kleiman (2013), Silveira and Oliveira (2015); Cavalcante and Ribeiro (2017), Cruz (2007), among others; in comparison with the reading skills and descriptors that make up the Portuguese Language Reference Matrix used by the Saeb system. Four tests were applied using texts of different types and genres. Quantitative data (grades obtained) were analyzed, received statistical treatment and were displayed in tables, as well as were analyzed and discussed from a qualitative point of view. These analyzes showed a certain heterogeneity in the students' performance, but we observed a considerable progress not only in the levels of comprehension, but also in the attitude of the participating students, who showed interest and good will in carrying out the tasks and in the discussions mediated by the researcher after the feedback of the tests. Given these evidences, we can infer that a good part of the relative success achieved so far was due to the routine of the activities: the participating students seemed to be considerably benefiting from a systematic reading practice. However, when analyzing the results in terms of grades, it is worth pointing out the existence of students who were not yet able to make the necessary inferences for the effective reading of the text. It is important to remember that these students reached the 9th grade with a lag in basic reading skills, which hampered their development. These data indicate that, if the interventional research had lasted longer, it would probably give them a better chance of remedying their reading deficiencies.
Palavras-chave: Leitura - prática escolar
Compreensão leitora
Testes de múltipla escolha - compreensão
Descritores de leitura da matriz de referência
Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (Brasil)
School reading practice
Reading comprehension
Mutiple choice comprehension tests
Reading descriptors from the Saeb reference matrix
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: ANDRADE, Maria José Batista de. A compreensão leitora entre alunos de 9º ano de uma escola pública da zona rural de Arapiraca: um trabalho sistemático enfatizando descritores de leitura do Saeb. 2020. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Letras, Programa Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7461
Data do documento: 11-mar-2020
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