00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
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Tipo: Especialização
Título: Educação para a alteridade: uma práxis filosófica da libertação em Enrique Dussel
Título(s) alternativo(s): La educación para la alteridad: una praxis filosófica de la libertación en Enrique Dussel
Autor(es): Silva, Cleyton Paulo Lins da
Primeiro Orientador: Silva, José Vicente Medeiros da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Francisco Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Cahet, Henrique José Praxedes
Resumo: Este artigo propõe discutir uma construção de sentidos acerca da proposta da filosofia da libertação, de Enrique Dussel, como um contínuo de entendimentos à educação. A pesquisa está centrada num caráter bibliográfico, quanto à forma da abordagem do problema é quantitativa, exploratória, de acordo com Prodanov & Freitas (2013). A educação passa por inúmeras transformações em relação ao pensamento moderno – questões relativas ao pensamento filosófico, sobretudo, encontrado mais precisamente na América Latina, bem como a relação com o outro (oprimido), cujo principal sentido está atrelado ao fator de ser dominado. As ideias em Freire (1987, 1997, 2001), Levinás (2000) se coadunam no sentido de exercer uma autorreflexão sobre o pensamento político-filosófico, partir das considerações de Silva (2012). Entendemos, acima de tudo, que as reflexões tanto em Freire quanto em Dussel possam desvendar novos “olhares” no que concerne ao pensamento filosófico, dissipando assim as questões que possam distanciar as relações de opressão e exclusão, tendo em vista que não se concebe a educação (pensamento hodierno) com tais características, mas sim com propostas de libertação.
Abstract: This article proposes to discuss a construction of meanings on the proposal of the philosophy of liberation, by Enrique Dussel, as a continuum of understandings in education. A research is centered on a bibliographical character, of direct form in the approach of the problem and quantitative, exploratory, according to Prodanov & Freitas (2013). The main objective of the study is the fact that it is related to the factor of being dominated. As ideas in Freire (1987,1997, 2001), Levinás (2000) stand in the sense of exercising a self-reflection on political-philosophical thinking, the replicas of Silva (2012). We understand, above all, that as reflections in both Freire and Dussel to unveil new "looks" do not refer to philosophical thought, dissipating as issues that are distanced as relations of oppression and exclusion, given that education is not conceived (hindeve) with such characteristics, but with proposals for liberation
Palavras-chave: Educação
Filosofia da libertação
Alteridade
Education
Philosophy of liberation
Other
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação
Citação: SILVA, Cleyton Paulo Lins da. Educação para a alteridade: uma práxis filosófica da libertação em Enrique Dussel. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7454
Data do documento: 13-nov-2017
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