00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7447
Tipo: Dissertação
Título: Análise do ensino sobre reumatologia na graduação em medicina
Título(s) alternativo(s): Analysis of teaching about rheumatology in graduation in medicine
Autor(es): Ferreira, Maria Dirlene Alves
Primeiro Orientador: Lima , Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Lucia de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) apresenta o resultado de estudo, desenvolvido durante mestrado, cujo objetivo foi analisar o ensino sobre reumatologia na graduação em Medicina das universidades públicas do Brasil e as competências necessárias no contexto da Política de Saúde. Trata-se uma pesquisa exploratória, na qual se utilizou a metodologia de análise documental, tendo como fontes os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), disponibilizados por meio eletrônico. Para a sistematização dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, cujos insumos possibilitaram a organização dos resultados em um artigo e um produto de intervenção. O artigo discutiu os avanços, desafios pedagógicos e perspectivas do ensino da reumatologia na graduação em Medicina, indicando como resultado que, das 44 universidades pesquisadas, 30 incluem o conteúdo de reumatologia nas suas matrizes curriculares. Contudo, a maioria aborda o conteúdo de forma genérica, dialogando pouco com os protocolos clínicos que orientam as práticas nos serviços de saúde. Considerando os resultados apontados na investigação acerca do ensino em reumatologia, o estudo apresentou como produto um aplicativo de apoio clínico-assistencial e técnico-pedagógico na área de reumatologia para ser utilizado nas unidades básicas de saúde.
Abstract: This Academic Course Conclusion Paper (TACC) presents the result of a study developed during a master's program whose objective was to analyze the teaching on rheumatology in undergraduate medicine at public universities in Brazil and the necessary skills in the context of Health Policy. an exploratory research, in which the documentary analysis methodology was used, having as sources the Course Pedagogical Projects (PPC), made available by electronic means. For the systematization of the data, the technique of content analysis was used, whose inputs enabled the organization of the study results in an article and an intervention product. The article discussed the advances, pedagogical challenges and perspectives of teaching rheumatology in undergraduate medicine, indicating as a result that of the 44 universities surveyed, 30 include the content of rheumatology in their curricular matrices, however, most of them approach the content in a generic way, dialoguing little with clinical protocols that guide practices in health services. Considering the results pointed out in the investigation about teaching in rheumatology, the study presented as a product an application of clinical-assistance and technical-pedagogical support in the area of rheumatology to be used in basic health units.
Palavras-chave: Reumatologia
Educação de graduação em medicina
Currículo
Atenção primária à saúde
Doenças reumáticas
Teaching in rheumatology
Curriculum
Primary attention
Rheumatic pathologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: FERREIRA, Maria Dirlene Alves. Análise do ensino sobre reumatologia na graduação em medicina. 2020. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7447
Data do documento: 4-set-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do ensino sobre reumatologia na graduação em medicina.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.