00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7419
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência do exercício físico no tempo de engajamento em tarefas acadêmicas de criança com transtorno no espectro do autismo: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Influence of physical exercise on the time of engagement in children's academic tasks with autism spectrum disorder: a case study
Autor(es): Santos, Reginaldo de Lima
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Gerfeson Mendonça dos
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação, interação social em múltiplos contextos e presença de padrões de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados. Com a crescente da inclusão nas escolas regulares a frequência de crianças diagnosticadas com TEA será também uma realidade presente na vida dos professores, inclusive de educação física. Os potenciais benefícios das intervenções de atividade física (AF) na diminuição de comportamentos disruptivos e estereotipados em crianças diagnosticadas com TEA vem sendo bem estudada na literatura, mas pode-se perceber que a utilização de intervenções de AF para aumentar o comportamento desejável na sala de aula regular na mesma população tem sido objeto de pesquisa limitada na literatura. O objetivo do estudo foi identificar a influência de um programa de exercício físico no tempo de engajamento em atividades acadêmicas de crianças com TEA inseridas no contexto da educação infantil inclusiva. Foi realizado um estudo de caso com enfoque qualitativo e quantitativo com objetivo de tentar entender a interferência de um programa de exercício físico na variável tempo de engajamento em tarefas acadêmicas de uma única criança com TEA. Foi selecionada uma criança, idade 3 anos e 11 meses, do sexo masculino com diagnostico de TEA fechado, nível moderado, com matricula na educação infantil e com atendimento especializado e educacional em sala de aula regular de escola pública municipal da cidade de Maceió-Alagoas. Os procedimentos de recolha dos dados foram estruturados em quatro fases. A análise estatística foi do tipo descritiva, de frequência absoluta e relativa, intervalo de confiança de 95%, média, desvio padrão (DP), mínimo e máximo. Os resultados demonstraram efeito positivo do programa de intervenção com exercício físico (PEFaut) no aumento do tempo de engajamento da criança com TEA em tarefas acadêmicas na educação infantil: a) construir uma bola com massa de modelar, b) riscar ou rabiscar com giz de cera em uma folha A4 e c) realizar colagem de bolinhas de papel em folha A4. A partir dos resultados pode-se concluir que o modelo de intervenção, baseado em exercícios de coordenação, força e equilíbrio (PEFaut) parece promissor para o aumento do tempo de engajamento da criança em idade pré-escolar com TEA quando aplicado como antecedente das tarefas acadêmicas.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by persistent deficits in communication, social interaction in multiple contexts and the presence of restricted, repetitive and stereotyped behavior patterns. With the increasing inclusion in regular schools, the frequency of children diagnosed with ASD will also be a reality present in the lives of teachers, including physical education. The potential benefits of physical activity (PA) interventions in reducing disruptive and stereotyped behaviors in children diagnosed with ASD have been well studied in the literature, but it can be seen that the use of PA interventions to increase desirable behavior in the classroom regular classes in the same population have been the subject of limited research in the literature. The aim of the study was to identify the influence of an exercise program on the time of engagement in academic activities of children with ASD inserted in the context of inclusive child education. A case study with a qualitative and quantitative approach was carried out in order to try to understand the interference of a physical exercise program in the variable time of engagement in academic tasks of a single child with ASD. A child, aged 3 years and 11 months, male, with a diagnosis of closed ASD, moderate level, enrolled in early childhood education and with specialized and educational assistance in a regular classroom of a municipal public school in the city of Maceió-Alagoas was selected. The data collection procedures were structured in four phases. The statistical analysis was descriptive, of absolute and relative frequency, 95% confidence interval, mean, standard deviation (SD), minimum and maximum. The results demonstrated a positive effect of the physical exercise intervention program (PEFaut) in increasing the time of engagement of the child with ASD in academic tasks in early childhood education: a) building a ball with modeling clay, b) scratching or doodling with chalk wax on an A4 sheet and c) glue paper balls onto A4 sheet. From the results, it can be concluded that the intervention model, based on coordination, strength and balance exercises (PEFaut) seems promising for increasing the time of engagement of the pre-school child with ASD when applied as a background to the tasks academic.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Exercício físico
Resposta à intervenção (Crianças com distúrbio de aprendizagem)
Autism
Physical exercise
Intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SANTOS, Reginaldo de Lima. Influência do exercício físico no tempo de engajamento em tarefas acadêmicas de criança com o transtorno do espectro do autismo: um estudo de caso. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7419
Data do documento: 10-jun-2020
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