00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7347
Tipo: Tese
Título: Recursos de comunicação online: um estudo sobre percepções discentes acerca de escolhas e prioridades da composição do material didático em ambientes virtuais de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Online communication resources: a sttudyon the discent’s perceptions about choices and priorities of the teaching material composition in virtual learning environments
Autor(es): Pereira, Jasete Maria da Silva
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araujo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Nobre, Maria de Jesus Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivanderson Pereira da
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Glaucia da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Bottentuit Junior, João Batista
Resumo: A educação, inserida no contexto da cibercultura, requer associar a capacidade humana e tecnológica para criar recursos comunicativos que agreguem textos diversos, tais como imagens, áudio e vídeos. Nessa perspectiva, esta tese a partir dos eixos teóricos que a fundamentaram, citados na abertura de cada seção, deu atenção a impressões discentes relacionadas à educação online, no intuito de analisar suas opiniões sobre a escolha de prioridades das interfaces de conteúdo e comunicação em ambientes virtuais de aprendizagem/AVA. Com base investigativa apoiada na pesquisa qualitativa, o maior interesse deste estudo centrou-se na seguinte problemática: na perspectiva discente, para educação online/eLearning, na composição do material didático, quais recursos de comunicação precisam ser priorizados em AVA, visando melhor feedback dos conteúdos entre os sujeitos integrados ao processo de ensino-aprendizagem? A partir da instigação, o objetivo central que permeou o procedimento metodológico desenvolvido em duas IPES brasileiras da Região Nordeste do Brasil, e uma IPES de Portugal foi identificar junto aos discentes de cursos online e semipresencial, quais recursos de comunicação devem ser privilegiados, na composição do material didático em AVA. Assim, para comprovar se os participantes poderiam indicar os recursos de comunicação a serem privilegiados em AVA, desenvolvemos a pesquisa no período de agosto/2016 a outubro/2017 em território brasileiro, e de março a setembro de 2018 em Portugal utilizando os princípios da abordagem metodológica Design-Based Research/DBR. Para tanto, contamos com os instrumentos de pesquisa questionário, entrevista e grupo focal online, com as contribuição de cento e seis (106) sujeitos. Para análise, interpretação e tratamento dos dados empregamos a análise de conteúdo possibilitando com os achados criar duas categorias para estruturar o material didático em educação online/eLearning: essencial e complementar. Para responder com mais exatidão a questão da tese, os indícios mostraram que, para recursos essenciais, em primeiro nível de classificação, os discentes preferem vídeo, seguido em ordem decrescente por enunciados claros, apresentação em Prezi, Power point, objetos virtuais e gamificação. Tão importante como a primeira categoria temos como resultado para recursos complementares livros, apostilas e guia de estudo uma vez que eles são dependentes e interdependentes entre si. Além disso, os sujeitos de pesquisa enfatizaram que a mídia voz do professor é uma interface comunicativa que deve permear as duas classificações, visto que inferem diretamente na construção do sentido discente. Desse modo, a partir de percepções dos participantes, a culminância deste estudo está representada na cartografia didática exposta na última seção. Constato, ao finalizar, que contribuições discentes foram imprescindíveis para a tese, haja vista terem sinalizado prioridades relativas aos recursos de comunicação que compõem o material didático em AVA
Abstract: Education, inserted in the context of cyberculture, requires associating human and technological capacity to create communicative resources that aggregate diverse texts, such as images, audio and videos. In this perspective, this thesis based on the theoretical axes that supported it, mentioned in the opening of each section, paid attention to student impressions related to online education, in order to analyze their opinions on the choice of priorities for the content and communication interfaces in environments virtual learning / VLE. Based on an investigative basis supported by qualitative research, the main interest of this study was focused on the following problem: in the student perspective, for online education / eLearning, in the composition of the didactic material, which communication resources need to be prioritized in VLE, aiming at better feedback from students. content among subjects integrated into the teaching-learning process? From the instigation, the central objective that permeated the methodological procedure developed in two Brazilian IPES in the Northeast Region of Brazil, and one IPES in Portugal was to identify with the students of online and semi-distance courses, which communication resources should be privileged, in the composition didactic material in AVA. Thus, to prove if the participants could indicate the communication resources to be privileged in AVA, we developed the research in the period from August / 2016 to October / 2017 in Brazilian territory, and from March to September 2018 in Portugal using the principles of the approach methodological Design-Based Research / DBR. To this end, we rely on the questionnaire, interview and online focus group research instruments, and the contribution of one hundred and six (106) subjects. For the analysis, interpretation and treatment of the data we used content analysis, making it possible to create two categories to structure the didactic material in online education / eLearning: essential and complementary. To answer the question of the thesis more accurately, the evidence showed that, for essential resources, in the first level of classification, students prefer video, followed in descending order by clear statements, Prezi presentation, Power point, virtual objects and gamification. As important as the first category we have as a result for complementary resources books, handouts and study guide since they are dependent and interdependent with each other. In addition, the research subjects emphasized that the teacher's voice media is a communicative interface that must permeate the two classifications, since they directly infer the construction of the student's sense. Thus, from the participants' perceptions, the culmination of this study is represented in the didactic cartography exposed in the last section. I note at the end that student contributions were essential for the thesis, given that they signaled priorities related to the communication resources that make up the teaching material in AVA.
Palavras-chave: Educação online/eLearning
Percepção discente
Recursos de comunicação em AVA
Online education/eLearning
Student perception
Communication resources in AVA
Tecnologia Digitais da informação e comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Jasete Maria da Silva. Recursos de comunicação online: um estudo sobre percepções discentes acerca de escolhas e prioridades da composição do material didático em ambientes virtuais de aprendizagem. 2020. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7347
Data do documento: 28-abr-2020
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