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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Sandra Regina Paz da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370670998648144 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Edlene Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0095146757736583 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vanessa Sátiro dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5768373732492552 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Juliana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-12T23:12:10Z | - |
dc.date.available | 2020-12-12 | - |
dc.date.available | 2020-12-12T23:12:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliana dos Santos. O Programa Mais Educação e educação integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeira. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7345 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Programa Mais Educação | pt_BR |
dc.subject | Ampliação escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | O Programa Mais Educação e educação integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia investiga o Programa Mais Educação como política pública de ampliação do tempo escolar e indução da Educação Integral no Brasil, estabelecendo e refletindo as relações entre o programa e os ideais de Anísio Teixeira. O objetivo principal é analisar as contribuições de Teixeira para as concepções e intencionalidades de educação integral que o referido programa defende. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro capítulo, procuro apresentar as contribuições de Anísio Teixeira para a Educação Integral; no segundo, analiso os documentos oficiais e normativos do Programa Mais Educação; e, por fim, no terceiro capítulo, problematizo o Programa Mais Educação a partir das contribuições de Teixeira. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental na qual foram usados documentos oficiais do MEC como, por exemplo, a série Mais Educação, além da obra de Anísio Teixeira “Educação não é privilégio”. O instrumento metodológico utilizado foi um levantamento bibliográfico de autores como Teixeira (1974), Miguel (2012), Gonçalves (2006) Santos (2017) e a Série Mais Educação (2009). Os resultados obtidos nos permitiram rever conceitos, questionamentos e interpretações acerca da educação em tempo integral defendida tanto pelo programa, quanto pelos autores supracitados. Através desta pesquisa, foi possível perceber que o PMEd traz fortes marcas do pensamento de Teixeira, contudo, cabe ressaltar que o referido programa carece, ainda, de estudos aprofundados – a fim de melhorar suas condições de funcionamento - por parte dos governantes e estudiosos da área da educação para que, assim, o programa supere seu mero papel de “mais uma experiência de educação de tempo integral” e torne-se, de fato, a educação integral pregada por Anísio Teixeira. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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