00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Regina Paz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vanessa Sátiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5768373732492552pt_BR
dc.creatorSilva, Juliana dos Santos-
dc.date.accessioned2020-12-12T23:12:10Z-
dc.date.available2020-12-12-
dc.date.available2020-12-12T23:12:10Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana dos Santos. O Programa Mais Educação e educação integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeira. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7345-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectAmpliação escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO Programa Mais Educação e educação integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia investiga o Programa Mais Educação como política pública de ampliação do tempo escolar e indução da Educação Integral no Brasil, estabelecendo e refletindo as relações entre o programa e os ideais de Anísio Teixeira. O objetivo principal é analisar as contribuições de Teixeira para as concepções e intencionalidades de educação integral que o referido programa defende. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro capítulo, procuro apresentar as contribuições de Anísio Teixeira para a Educação Integral; no segundo, analiso os documentos oficiais e normativos do Programa Mais Educação; e, por fim, no terceiro capítulo, problematizo o Programa Mais Educação a partir das contribuições de Teixeira. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental na qual foram usados documentos oficiais do MEC como, por exemplo, a série Mais Educação, além da obra de Anísio Teixeira “Educação não é privilégio”. O instrumento metodológico utilizado foi um levantamento bibliográfico de autores como Teixeira (1974), Miguel (2012), Gonçalves (2006) Santos (2017) e a Série Mais Educação (2009). Os resultados obtidos nos permitiram rever conceitos, questionamentos e interpretações acerca da educação em tempo integral defendida tanto pelo programa, quanto pelos autores supracitados. Através desta pesquisa, foi possível perceber que o PMEd traz fortes marcas do pensamento de Teixeira, contudo, cabe ressaltar que o referido programa carece, ainda, de estudos aprofundados – a fim de melhorar suas condições de funcionamento - por parte dos governantes e estudiosos da área da educação para que, assim, o programa supere seu mero papel de “mais uma experiência de educação de tempo integral” e torne-se, de fato, a educação integral pregada por Anísio Teixeira.pt_BR
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