00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: A sistematização do processo de compras do almoxarifado de uma organização pública de saúde : uma aplicação no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Autor(es): Valladas, Pablo Andrade
Primeiro Orientador: Santos, Paulo da Cruz Freire dos
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Everton Coimbra de
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Nicholas Joseph Tavares da
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Marcus de Melo
Resumo: Este trabalho se propôs a sistematizar o processo de compras da Unidade de Almoxarifado do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). A pesquisa foi classificada como uma pesquisa intervencionista e exploratória, empregando-se métodos qualitativos. Além disso, também foi identificada como um estudo de caso, descritivo e transversal, utilizando-se para a coleta de dados de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, a fim de atingir aos objetivos propostos. Para a base teórica, foi realizado um breve histórico das reformas gerenciais e da prospecção da Nova Gestão Pública, de forma que seja possível contextualizar a importância da eficiência para as atividades estatais. Nessa perspectiva, a questão da eficiência é aprofundada conceitualmente e associada à logística hospitalar, característica da instituição que foi objeto deste estudo. A gestão de materiais em organizações públicas é tratada de forma a contemplar a gestão de estoques e os processos de compras públicas, dando ênfase ao sistema de registro de preços, que é a principal modalidade licitatória realizada pela organização, além dos conceitos e características identificadas em uma unidade de almoxarifado. No diagnóstico organizacional, constatou-se que, apesar do grande esforço que essa Unidade de Almoxarifado do HUPAA tem realizado para melhor alinhar os diversos processos que permeiam suas atividades, diversos pontos críticos continuam prejudicando a construção da eficiência na organização. Para corrigir tais falhas, foi elaborado um produto técnico que contempla um calendário de compras, uma proposta de fluxo de compras, um sistema de classificação de materiais, uma ferramenta que servirá para reposição de estoques, além de um modelo para controle de cada etapa logística que envolve o recebimento de materiais pela unidade.
Abstract: This his work aimed to systematize the purchasing process of the Warehouse Unit of Professor Alberto Antunes University Hospital (HUPAA). The research was classified as an interventionist and exploratory research, using qualitative methods. In addition, it was also identified as a descriptive and cross-sectional case study, used to collect bibliographic, documentary and field research data in order to achieve the proposed objectives. For the theoretical basis, a brief history of management reforms and prospecting for New Public Management was carried out, so that it is possible to contextualize the importance of efficiency for state activities. From this perspective, the issue of efficiency is conceptually deepened and associated with hospital logistics, characteristic of the institution that was the object of this study. The management of materials in public organizations is treated in order to include inventory management and public procurement processes, emphasizing the price registration system, which is the main bidding method performed by the organization, in addition to the concepts and characteristics identified in a storeroom unit. In the organizational diagnosis, it was found that, despite the great effort that this HUPAA Warehouse Unit has made to better align the various processes that permeate its activities, several critical points continue to hinder the construction of efficiency in the organization. To correct such shortcomings, a technical product was developed that includes a purchasing calendar, a purchase flow proposal, a material classification system, a tool that will serve as stock replenishment, and a model to control each logistics step. which involves the receipt of materials by the unit.
Palavras-chave: Administração de materiais no hospital
Controle de estoque
Compras (Serviço público)
Repartições públicas
Materials Management
Stocks
Public Purchases
Public Organizations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: VALLADAS, Pablo Andrade. A sistematização do processo de compras do almoxarifado de uma organização pública de saúde: uma aplicação no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7334
Data do documento: 23-out-2019
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