00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, André Gustavo Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8440513200052293pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Laura Cristiane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825393185550310pt_BR
dc.creatorOliveira, Nathaly Almeida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112214748394534pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-17T01:12:20Z-
dc.date.available2020-11-01-
dc.date.available2020-11-17T01:12:20Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nathaly Almeida de. Produção de material didático-pedagógico para suporte em aulas de química no ensino médio adaptadas para pessoas portadoras de deficiência intelectual, visual ou auditiva. 2020. 183 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7321-
dc.description.abstractThe inclusion of people with disabilities in regular classes requires na individualized work, however, it is common for Brazilian schools to have more than 30 students per class, making this job challenging. In light of this, in a heterogeneous class, the teacher must have efficient tools and practices to promote inclusion. Thus, this academic work aims to include students with some kind of disability (auditory, visual or intellectual) to many chemistry contents, through a “special box” that contains adapted didactic and pedagogical materials such as “Organic Function Domino”, “Chemistry in Our Daily Lives Bingo”, “Ionic Bonds and Inorganic Functions Puzzle”, “Didactic Sequence” that will help students with intellectual disabilities to understand electrochemistry and “Chemistry Parodies” with Brazilian sign language translation (available on YouTube and DVD). The choice of material was inspired in the proposals of active methodologies that value the senses and protagonism in the learning process, which are essential tools in the inclusive education. Lastly, we noticed that inclusion is an adaptation process because at each stage of the product it was discovered an individuality in each disability realizing that inclusive education is a surprising multifaceted process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de químicapt_BR
dc.subjectBraille (Sistema de escrita)pt_BR
dc.subjectEducação lúdica - Adaptaçãopt_BR
dc.subjectinclusionpt_BR
dc.subjectchemistry gamespt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectadapted gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleProdução de material didático-pedagógico para suporte em aulas de química no ensino médio adaptadas para pessoas portadoras de deficiência intelectual, visual ou auditivapt_BR
dc.title.alternativeDidactic and pedagogical material production to support in high school chemistry classes adapted for people with intellectual, visual or auditory disabilitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas aulas regulares requer um trabalho individualizado, no entanto é comum que escolas brasileiras tenham mais de 30 alunos por sala de aula, tornando este trabalho desafiador. Diante desta problemática, em uma turma heterogênea é preciso que o professor tenha ferramentas eficientes e práticas para promover a inclusão. Com isso, este trabalho tem como objetivo principal incluir alunos com algum tipo de deficiência (auditiva, visual ou intelectual) a diversos conteúdos de química, através de uma "caixa especial" que contém materiais didático-pedagógicos adaptados como: dominó de funções orgânicas, bingo da química do cotidiano, jogo de montar das ligações iônicas e funções inorgânicas, sequência didática que auxiliará alunos com deficiência intelectual a compreender eletroquímica e paródias de química com tradução em libras (disponível na plataforma YouTube® e em DVD). A escolha do material inspirou-se nas propostas de metodologias ativas que valorizam os sentidos e protagonismo no processo de aprendizagem, as quais são ferramentas imprescindíveis no ensino inclusivo. Por fim, percebe-se que a inclusão é um processo de adaptação, pois em cada etapa do produto descobriase uma individualidade de cada deficiência percebendo assim, que a educação inclusiva é um processo multifacetado surpreendente.pt_BR
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